segunda-feira, 29 de março de 2010

Legumes em Conserva


Sabe quando você chega em casa cansada, sem coragem pra nada? Basta acontecer isso, que aparece visita! Por essas e outras, sempre tenho à mão, conservas variadas e salgados congelados (coxinha, risole, quibe, bolinho de peixe). Antes eram só os salgados mesmo, mas como decidi pegar leve com as frituras... Conservas, queijos, azeitonas e molho de ervas viraram a nova pedida. Faço em casa mesmo, fica bem mais gostoso. Sempre guardo os potes de vidro, porque sempre tem alguma sobra em casa e lata em geladeira nem rola, né? Caixinhas abertas e coisas do tipo, nem em sonho! Vai tudo para o pote de vidro, a geladeira fica organizada e sem cheiros. Sou também da política do refil: Se pode comprar uma embalagem mais barata e que agride menos a natureza, por que não?
Antes de usar, para conservas, é só ferver o pote e fechou, Bonita!

1 Pimentão Amarelo
1 Pimentão Vermelho
1 Beterraba
12 Batatinhas
Folhas de Louro / Hortelã / Alecrim
VinagreBranco
Sal

Põe a água para ferver, com 1 colher de sobremesa de sal e as ervas, que você pode trocar, mas pra mim, são essas mesmo, o sabor de uma, complementa da outra. Fatia os pimentões e a beterraba e as batatas, corta ao meio, pega aquelas pequenas mesmo, pra ficar lindo no pote, elas vão com casca e tudo.

 Cada um de uma vez, você pode estar com vontade de comer um e não comer outro... Vá por mim! Os pimentões cozinham super rápido, coisa de 7 minutos, Trasfira para o pote. Fiz dois, um com amarelos embaixo, em maior quantidade, outro vermelhos embaixo e um pouco de amarelo em cima ( Esse é para Namorado) Agora você coloca a água do cozimento até metade do pote, põe mais um pouco de sal e completa com o vinagre.
O ponto da Batata é firme, se não ela desmancha toda...você enfia o garfo e ela ainda tá meio durinha, que nem na foto. Mesmo processo, mais sal, água até o meio do pote, vinagre... Beterraba, ferve, ponto Al Dente, mais sal, água até o meio do pote, vinagre, fecha os potinhos e deixa esfriar. Agora você esquece que eles existem! Rá! Daqui a 15 dias, tá tudo lindo e gostoso! Na petisqueira, queijo gorgonzola, provolone, seleta de legumes, Molho de Ervas e Patês (tô devendo esses), Vinho Branco Seco. Na minha casa, sempre rola champagne. Aderi a Campanha pela Banalização do Champagne. Pra comemorar? Nada! É pra beber, oras! Custa mais ou menos o preço do vinho e tão gostoso quanto. Chato é quando sacodem a garrafa pra sujar o chão da sala! Fala sério!!!


Um comentário:

Margarete disse...



Amei esta dica!!!!