sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Refogado de Frango com Cuscuz


Conversas Básicas. Muita gente precisa, né? Porque, sabe-se lá porque... Sempre deduzi que quem procura um blog de culinária sabe cozinhar. E muitas vezes, não é o caso. Aí muita gente não consegue reproduzir as receitas, justamente por faltar-lhe o básico. Mas dá pra mudar a cara do básico, né?
Troquei o arroz pelo cuscuz e deu uma incrementada no prato. Acrescentar nozes, amêndoas no arroz também dá um sabor bem legal. Agora, dez dicas fofas desde o mercado.

  1. Use alimentos frescos e evite abarrotar a geladeira de comida. Esse hábito de estocar comida é meio desnecessário, as coisas envelhecem, perdem o sabor e a validade! Compre alimentos para a semana, novinhos e corra do congela, descongela.
  2. Verifique embalagens, a limpeza, os rasgos, amassados e é lógico, o prazo de validade. Assim fica mais fácil começar.
  3. Quanto menos industrializados, melhor. Evite, leia o rótulo, descubra do que é feito e quanto mais nomes complexos, pior para sua saúde. 
  4. Tomate e Cebola nunca são demais, são os temperos que dão sabor e não caldo em cubinho! Esse é o lema na cozinha.
  5. Crianças, essas lindas, comem tempero sim se você comer. Criança imita tudo. Os hábitos alimentares de casa são no dia-a-dia. Não adianta nada você querer impor a política do brócolis se você só come batatas fritas.
  6. Use pouco sal. A comida não precisa ter sal para ser saborosa, deixe outros sabores brilharem também.
  7. Ao cozinhar, dedique-se somente a isso. Limpe a cozinha antes de começar e atenção exclusiva. Use um timer para que nada passe do ponto.
  8. Assar sempre é melhor que fritar. Logo, ponha o forno para trabalhar. Ele é mais rápido, deixa o alimento com menos gordura e muito mais saudável.
  9. Sinta prazer a cada refeição e supere os erros. Você não vai ser uma grande Chef da noite para o dia. Não vá com tudo para cima das panelas. E se você estiver começando agora, siga a receita direitinho para evitar problemas. Com o tempo, vá colocando seu jeitinho nos pratos.
  10. Quando for receber visitas, faça algo que você está acostumada e que seja gostoso, para não ter surpresas desagradáveis e morrer na pizza.


Vamos para o básico?
Refogado de frango
1 peito de frango cortado em cubinhos
Suco de 1 limão
2 cebolas médias
3 tomates
6 dentes de alho
Coentro
Cebolinha Verde
Sal
Pimenta-do-reino

Tempere os cubinhos de frango com sal, pimenta e o suco de limão e deixe marinar por alguns minutos. Corte todos os temperos em cubos grandes. Na ordem: Azeite quente, Cebola, Alho, Tomate, Cheiro verde e sal. A cebola deve ficar transparente, o alho levemente dourado e o Tomate desmanchar na panela. Aí, retire mais da metade dos temperos e bata no liquidificador. Aí é só jogar o frango e deixar cozinhar.

Cuscuz com Ovo e Queijo
Põe o floco de milho de molho na água com sal, Corta o ovo cozido e o queijo em cubinhos, mistura tudo e põe para cozinhar por 10 minutinhos.

Servi uma saladinha verde com repolho roxo, acelga e tomatinhos cereja.

Nenhum comentário: