domingo, 11 de dezembro de 2011

Kibe de Catupiry


Meus hábitos alimentares passaram por mudanças bruscas (ou não). Cortei um monte de coisas, já outras ainda não consigo passar. Amo doces, amo café. E como faz? Ainda não sei exatamente, mas estou levando. Na verdade me sinto muito melhor com meus sentimentos de culpa ao sair da Viva Gula! e comer uma torta búlgara com café (tudo junto mesmo) quando estou fazendo atividade física e, a partir de amanhã, volto e tudo volta aos eixos. 
Cortar carne vermelha foi extremamente natural. Quando dei por mim, já tinha acontecido. Estou expandindo para presunto, defumados que não são de frango, reduzindo gorduras. Ainda com meu conceito de uma pessoa sem rótulos. Esses dias, quando estava com amigos, ouvi que quem não come carne e não aprecia um bom churrasco é chato. Será? Eu não posso julgar porque eu já era chata antes, quando comia carne e acho nada a ver. 
Meu Kibe mudou. Meu Nhoque mudou. Minha vida mudou. Na verdade, ela está mudando, estou no meio de uma tempestade esperando a calmaria para adaptar minha vida ao novos rumos. Muitas vezes, chego num lugar e penso: Meu Deus, que posso comer aqui? E os convites para almoço ficam limitados ao meu paladar e homem tem uma mania de carne que vou te contar... Almoçar com os meninos é sempre um desafio, Ah... Tata não come isso! E explicar mil vezes minhas opções e o enjoo matinal, a dificuldade de digerir e por aí vai.
Meu kibe leva queijo cremoso, aveia em flocos, farinha de trigo. E todo mundo ama. Dá para viver perfeitamente com suas escolhas e não é só no paladar, basta ter certeza das suas convicções e força de vontade. A opção de fritar, assar ou cozinhar em banho-maria fica por sua conta. Gosto dos três e tudo depende do tempo e da gordura que consumi no dia.

1 pacote de trigo para kibe
2 copos americanos de água
1 xícara de aveia em flocos
1/2 xícara de farinha de trigo
Hortelã fresca
1 cebola grande ralada
Pimenta-do-reino
Sal
Queijo Catupiry

O segredo do kibe é a quantidade correta de água. Deixar de molho sem ter que espremer depois, esse é o ponto. Os temperos devem ser misturados no momento de colocar de molho. Os grãos que absorvem água devem ficar de molho junto com um tempero. Se não, eles encharcam de água e eles tem um limite. Se for só água, depois não absorvem os sabores e ficam com gosto de nada e ninguém quer isso. Então, rale a cebola, junte o sal o hortelã picado e a pimenta-do-reino, misture tudo e aí sim, coloque a água. Uso meio maço de hortelã, mas aí vai do seu gosto. Misture as farinhas (aveia e trigo) para dar a liga, unte as mãos e modele os Kibes. Recheie com o Catupiry, distribua numa assadeira e leve para congelar. Depois de congelados individualmente, coloque tudo num saco ou vasilha plástica e mantenha congelados. Leve diretamente ao forno ou ao óleo quente, sem descongelar, para não desmanchar tudo. E tá pronto para servir na louça Natalina. 

Nenhum comentário: