terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Boas Festas


Vou passar a virada de ano com a família. Esses montes de festas que acontecem e cobram uma fortuna nunca foi a minha cara. Sempre fiz programas leves, reunida com amigos e família e já passei dormindo também. Pra mim, é uma festa normal e eu gosto de estar na cozinha antes de tudo isso. Fazer o que?

Muitas decisões de cardápios de fim de ano. Tanta coisa passa por minha cabeça nesse momento, que nem sei, viu? O que cozinhar? Como agradar a todos? É possível agradar a todos? Porque essa necessidade de perfeição na cozinha? Não sei dizer. Só sei que quero que tudo seja um escândalo de gostoso. A Ceia Light do Ano Novo, com pouco sal e sem gordura para que minha avó se sirva de tudo que tem na mesa sem preocupações ou se sentindo à parte de tudo. Para que quem não tenha nenhuma restrição alimentar fique super feliz ao comer de tudo sem achar a comida insossa.

Aí fico horas frente a livros de receitas, blogs e pensamentos infindáveis e me aparece outro almoço para preparar. Meu sobrenome? É eu topo. Sempre foi. E aí o dia vai ser de pensamentos, decisões, Ceasa do Rio Vermelho, Feira de Itapuã. Vai ter tapioca e vai ter peixe isso é fato. Mas como, em qual ordem, é que ainda tá só começando a fervilhar na minha mente com o pré-requisito de gordura mínima. É nesse estado que venho desejar a todos um maravilhoso Ano Novo. Sem planejamento de mudanças bruscas. A partir do dia 1 de janeiro de 2012, vou ser exatamente esta pessoa que sou hoje (27 de Dezembro) e que vou ser dia 31. Provavelmente, você também será. Não querendo desfazer dos seus planos, mas com toda honestidade do mundo. Mudar não é fácil.

Viva um dia de cada vez e faça as mudanças com parcimônia, que nem aquela receita gostosa e demorada que você quer preparar! Você precisa dedicar atenção especial, ficar ali, olhando para não queimar, mexendo com carinho, dedicando toda a sua meiguice para que tudo saia como o planejado. E muitas vezes, no meio do caminho, a gente precisa adaptar a receita. Seja para que adeque-se ao seu paladar, pode acontecer de você não ter todos os ingredientes que ela pede ou ainda porque você tem uma restrição e não pode comer uma ou outra coisa. 
Feliz 2012 para todos, vou postar as duas últimas aventuras na cozinha no ano que vem!

Nenhum comentário: