terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Nhoque com Molho de Tomate Caseiro



Nhoque é uma receita saborosa, mas que requer um pouco de tempo. Trabalho mesmo, não chega a dar, mas precisa mesmo de planejamento e atenção. Não é aquele tipo de refeição que você abre a geladeira e diz: Ah, vou fazer nhoque!

Ultimamente tenho experimentado com várias raízes diferentes. Já fiz de Inhame, Aipim, Batata... enfim, aquela coisa que tenho de não deixar perder nada na geladeira. Geralmente, quando faço nhoque, o almoço acaba virando vegetariano. Faço saladas, grelho legumes... estou com um projeto 2011 para fazer um almoço sem carne pelo menos uma vez por semana e comer carne vermelha o mínimo possível.
Também tenho outra coisa que vai de encontro à rótulos e radicalismos. Não sou nada, faço o que tenho vontade. Sou a favor da boa comida, dar valor à estar entre amigos e abraçar o novo. Preservar a saúde e ter prazer nas coisas simples.

1 kg de batata
150g de queijo parmesão (de verdade)
20g de manteiga
1 gema
100g de amido de milho
200g de farinha de trigo
sal, pimenta e noz-moscada

Cozinhe as batatas e faça um purê. Misture os ingredientes aos poucos. Acerte a massa com farinha até soltar das mãos. Faça os rolinhos com a massa e corte com uma faca, sob a mesa enfarinhada.
Coloque a água para ferver com sal, quando estiver fervendo, coloque o nhoque. Assim que a massa chegar à superfície, retire da água e coloque para escorrer. Para interromper o cozimento, mergulhe rapidamente numa tigela com água e gelo.

Use o molho da sua preferência, gosto mais com molhos a base de tomate. fica mais leve e colorido.
1kg de tomate maduro, cozido em água com açúcar, sem pele (batido no liquidificador)
30 ml de azeite
alho picado (a gosto)
manjericão fresco
250 ml de caldo de ave ou legumes
20g de farinha de trigo
sal e pimenta.
Aí tá fácil, aquece o azeite, doura o alho, mistura o caldo com a farinha de trigo, os tomates, acerta o sal e a pimenta, finaliza com o manjericão.













Nenhum comentário: