quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Torta Gelada de Chocolate com Maracujá



Eu já fiz uma, no aniversário da minha Mãe, ano passado. Mas essa é bem diferente e fica bem molhadinha por dentro. E o recheio? Um sonho. Era pra ser a torta de Dia das Crianças, mas passamos o dia inteirinho na rua,  fizemos tanta coisa legal e meu filhote ficou tão feliz! Zoológico, Museu, Almoço na casa da Bisavó, Cinema e Morango do Amor na Perini! Como não ficar feliz com tanta coisa boa?

Chocolate, Maracujá e Merengue. A flor do desejo do Maracujá! Maracujá é uma fruta tão exótica, de um sabor tão forte e marcante. Combina com doces e salgados, peixes, frango... Uma coisa linda demais. Eu adoro, aqui em casa sempre tem e Gui sempre fala a mesmíssima coisa: Maracujá acalma, né mãe? 
E aí, vc me pergunta: Tata, foi moleza de fazer? Médio, viu Bonita? Porque são quatro coisas diferentes para fazer. Que são simples, mas vão tomar um pouco do seu lindo tempo. Então, reserve pra fazer a receita num dia de alegria, felicidade e tempo de sobra! 

A massa que é aquela moleza linda, né? 

2 xícaras de farinha de trigo

1 xícara de chocolate em pó
1 colher de sopa de fermento em pó
1 colher de café de bicarbonato de sódio
6 ovos
2 xícaras de açúcar
1/4 de xícara de água fervente
2 colheres de sopa de óleo
Peneire a farinha, o chocolate o fermento e o bicarbonato e bata os ovos com o açúcar até obter um creme super fofo. Praticamente dobra de volume. Aí coloca os ingredientes secos e mexe com a espátula. Leve ao forno médio, em uma fôrma untada. 

Merengue
1 xícara de claras (aqui deu 3, mas depende o tamanho do ovo, use a medida da xícara p não errar)
3 xícaras de açúcar de confeiteiro (usei o light da união 50% menos um montão de coisas)
suco de 1 limão
Você bate na batedeira por 15 minutos. Aí, que eu fiz, dividi em 2 ,uma metade acrescentei suco de maracujá concentrado. Unta duas fôrmas com manteiga e farinha e leva ao forno até ficar levemente dourado.


Calda (Toque de mestre da receita)

2 xícaras de água
1 1/2 xícara de açúcar
1 maçã picada com casca
1 laranja descascada e picada
cravo-da-índia
pau de canela
Leva tudo junto ao fogo, até dar uma engrossadinha básica, que leva mais ou menos 10 minutinhos. Deixa esfriar, coe e reserve. 

Recheio e Cobertura
1 lata de leite condensado
100ml de suco concentrado de maracujá
1 lata de creme de leite.
 Leve o leite condensado com o suco ao fogo, mexa bem até engrossar. Acrescente o creme de leite e mexa sem parar até incorporar tudo!

Geleia de Maracujá
Polpa de 2 maracujás
1 xícara de açúcar
1 colher de sopa de maisena
só levar ao fogo até ficar cremoso.

Ufa! Tá tudo prontinho? Avisei antes, né??  Então vamos montar! Corte o bolo ao meio e regue a metade inferior com a calda, espalhe a metade do recheio e sobreponha a outra metade do bolo. Regue com o restante da calda. Espalhe o resto do recheio por cima do bolo. Coloque o merengue cortadinho em pedaços irregulares e decore com a geleia de maracujá! 




2 comentários:

Simone Brasil disse...

Entrei aqui e vi tanta coisa gostosa, que me deu vontade de ir fazer uma coisa gostosa também!!!
adorei ver meu nominho relacionado à sua saudade!!! :))))
Beijooooo!!!!

Tata Ribeiro disse...

Curti em alta sem comentário, viu? Saudade maior ainda de você na cozinha! =D