segunda-feira, 19 de março de 2012

Brownie


E tem coisa melhor pra animar uma meninha triste (eu) que chocolate? Não tem. A semana foi puxadíssima, aliás, as últimas semanas foram bem complicadas. Escolhas loucas, acidentes, febre... enfim. 
A estagiária mais mara do mundo, Simone Brasil, estava louca atrás da receita de brownie dos sonhos. Quando os problemas aparecem, corro logo para o livro de receitas, pra relaxar e pensar na melhor maneira de resolver tudo. Se funciona? A ansiedade diminui e consigo enxergar melhor as coisas, então, funciona pra mim. Acho que cada um acaba buscando seu jeitinho de resolver as coisas.

Tomei mundos de café também esses dias todos e dei uma parada (começando hoje). A receita de brownie é uma coisa dos sonhos mesmo. Crocante, macia e cheirosa que só ela. Usei chocolate amargo  - 53% cacau - e tudo ficou equilibrado. Usei Amêndoas, castanha do Pará e Avelãs, que eu tinha na dispensa. Aí você usa o que tiver na sua, desde que some 170g.

Ingredientes:
200g de manteiga
170g de chocolate meio-amargo
3 ovos
1 1/2 xícara de açúcar
2 xícaras de chá de farinha de trigo
1 colher de chá de fermento
170g de nozes, castanhas, avelãs ou o que você tiver

Preaqueça o forno a 180° e unte uma assadeira com manteiga e farinha porque o é jogo rápido para preparar.  Faça um banho-maria para derreter o chocolate, você aquece a água até que comece a formar bolinhas de fervura e desliga. Aí encaixa a outra panela, com o chocolate bem picado e mexe até derreter. Depois, mistura a manteiga e reserva.

Na batedeira, junte os ovos e o açúcar até formar um creme bem fofo. Com a espátula, misture o chocolate e a manteiga bem aos poucos, por causa da temperatura. Se jogar de vez, cozinha os ovos e perde o ponto.
Faça o mesmo com a farinha de trigo, o fermento e depois acrescente as castanhas. Transfira para a assadeira untada.

Para assar, é cerca de 20 minutos e todo o segredo está aí. Vai formar uma crosta por cima e ficar bem úmido também. A aparência é de bolo cru. Pronto.
Pra servir quentinho, com sorvete, tem que esperar esfriar e esquentar novamente porque ele precisa de um tempo para ser desenformado. Ok?
A Receita é da Rita Lobo, do meu livro Panelinha, Receitas que funcionam.






3 comentários:

Cau disse...

Isso não é coisa que se faça para quem não pode comer chocolate! =(

Tata Ribeiro disse...

E não pode porque mesmo? A páscoa tá chegando, deixa disso!

Simone Brasil disse...

ai, olha eu aí! essa é a minha receita? nem lembro!
;***