domingo, 25 de março de 2012

Bacalhau à Lagareiro


E aí, gente linda? Como vão os preparativos para a Semana Santa? Vou dar várias sugestões de pratos principais e sobremesas bacanas pra servir na reunião de família. Essa receita é típica do Norte de Portugal. Originalmente era preparada para provar o azeite na época da sua elaboração no lagar, local de prensagem das azeitonas. O nome "Lagareiro" é uma referência à tradição.

E lógico, que tem meu aniversário chegando, bem na sexta-feira santa, então vão preparando os pedidos para as CONVERSAS DE ABRIL. Para quem não conhece, para celebrar meu aniversário, faço receitas favoritas dos leitores e amigos e publico no blog.

Vamos começar de Bacalhau então, né?  Bacalhau é jogo na Semana Santa. E tem vários jeitos de servir, saladas, prato quente, enfim uma variedade enorme.  O truque para demolhar é usar água com gelo, e sempre que trocar, acrescentar mais gelo. 24 h é o ideal, mas você vai avaliando o tanto de sal.

Bacalhau
800g de bacalhau dessalgado e cortado em 4 pedaços
8 batatas pequenas
8 mini cebolas 
6 dentes de alho
Sal grosso a gosto
1 pimentão verde cortado em tiras
1 pimentão amarelo cortado em tiras
1 pimentão vermelho cortado em tiras
Azeite a Gosto

Vinagrete
2 tomates cortados em cubos
1/2 cebola picada
1 pimentão verde picado
azeite
vinagre de vinho branco
azeitonas
salsa picada

Coloque as batatas, cebolas e o alho no refratário e leve para assar, temperadas com sal grosso e regadas com azeite, cobertas com papel alumínio por 15 minutos. Depois, acrescente o bacalhau  na travessa, acrescente os pimentões e leve novamente ao forno novamente, por mais 10 minutos, dependendo da espessura do bacalhau. Prepare a vinagrete, misturando tudo e temperando. 


Nenhum comentário: