domingo, 23 de janeiro de 2011

Enroladinho de Salsicha




Já tem um tempinho que fiz essa receita. Foi na festinha de final de ano de Gui. Ele adora enroladinho de salsicha e para diminuir a gordura, costumo usar salsicha de peru e para aumentar as fibras, farinha de trigo
integral. Porém, como era festinha de escola e é complicado impor nossos hábitos alimentares para os filhos
alheios, usei o tradicional.

Uma ótima dica para evitar que os salgados fiquem espalhados no chão da sala de aula, é usar fitilho para amarrar os enroladinhos, junto com a forminha e o plástico (que deixa tudo escorregadio para os pequenos) e ainda ficam lindos, vamos combinar, né? Tudo de útil em festa de crianças, é válido.

Massa:
2 tabletes de fermento biológico
1/2 xícara (chá) de água morna
1 colher (sopa) de açúcar
1/4 de xícara (chá) de azeite de oliva
1 ovo
1 colher (chá) de sal
250g de farinha de trigo
1/2 xícara (chá) de água fria

Recheio
1 pacote de salsicha
200g de molho de tomate
1 cebola média
1 tomate
Alho, sal, orégano a gosto
1 fio de azeite

Fermento+ água morna+ açucar: deixar fermentar, coberto por mais ou menos 10 minutos. Aí coloca o azeite, o ovo, o sal e 250g de farinha. Misture bem e deixe dobrar de tamanho. Quando dobrar de tamanho coloca a água fria, e aos poucos, mais farinha, sovando até soltar das mãos.

Espera a massa crescer novamente e abre com o rolo de macarrão, corta em tiras retangulares com 7 cm maio ou menos, coloca o recheio (faz tipo o cachorro quente mesmo, contando cada salsicha em 3 partes, refoga os temperos e pronto, mas não deixa cozinhar totalmente) e enrola. Põe na assadeira untada e deixa crescer mais uns 30 min. Leva ao forno até dourar.


Nenhum comentário: