sábado, 19 de novembro de 2011

Moqueca de Camarão


Essa Imagem aí é meramente ilustrativa, da net. É que faço a moqueca mas nunca tiro a foto. Mas a minha é mais ou menos isso aí mesmo, quem já comeu sabe muito bem disso.
Geralmente, isso acontece quando tem visita. Fico tão preocupada em dar atenção que até esqueço das fotos e tal. Já aconteceu com outras receitas. E como já tem um tempão que quero publicar, vai essa mesmo.

Aí pronto, né? Quando eu quero uma coisa.... Bom, você compra um camarão bem lindo, fresco e grande. Congelado não, Bonita. Perde todo o sabor. Aqui na feira de Itapuã as meninas que vendem, também catam e contam histórias das suas vidas. Adoro. Mas nem sempre estou com tempo pra tudo isso, então coloco minhas luvas e cato eu mesma. Para servir 3 pessoas muito bem, você precisa de 1kg de camarão, que vai virar cerca de 800g depois de catado.

Ingredientes

1 kg de Camarão catado e limpo

1 colher de azeite doce

3 Cebolas grandes

2 Tomates

2 Pimentões

6 dentes de alho
100g de camarão seco
Sal a gosto 

Coentro e Cebolinha a vontade

1 Garrafa de leite de coco
50ml de azeite de dendê

Modo de preparo:
Prepare os camarões: Depois de limpos, coloque sal, pimenta-do-reino e suco de 1 limão e deixe marinar por 20 minutos. Ele vai absorver melhor o sabor.
Camarões secos: Lave em água corrente para retirar os excessos de sal e corantes. Remova a cabeça e coloque mais da metade na panela para cozinhar junto. Esse restinho que sobrou, você bate no liquidificador com leite de coco (dica mestra, Bonita)

Corte bem picadinho 1 tomate, 2 cebolas, 1 1/2 pimentão e os dentes de alho refogue no azeite doce. O restante dos temperos devem ser cortados em rodelas e reservados.

Agora você coloca os camarões para refogar e, quando estiverem ligeiramente cozidos, acrescente o leite de coco. Ele deve cozinhar nessa mistura. Acrescente o sal com cuidado, camarão seco já é salgado, já foi sal no camarão....  É só pra acertar, se precisar! Se você for dessas que gosta de uma pimentinha (tipo eu) essa é a hora. Adicione duas, inteiras.

Vai levar uns 15 a 20 minutos cozinhando (aí você já prepara seu arroz branquinho) e acrescente o azeite de dendê, os temperos em rodelas, e o cheiro verde. Abafe por uns 5 minutos e desligue o fogo. Da última vez q fiz, tentei usar meu tacho de barro, mas comprei muito camarão e não rolou... Sirva com o pirão do caldo, arroz e farofa. 

O pirão gente, é muito  simples. Caldo sem os temperinhos (passe na peneira), metade da medida do caldo de água, pique alguns camarões e farinha. 
Na panela que você vai preparar, coloque o caldo com a água. Fora do fogo, acrescente farinha aos poucos, mexendo sem parar, mantendo o ritmo. Ele vai engrossando ali mesmo. O ponto é um mingau mole. Aí sim, que você leva ao fogo, para a farinha cozinhar. Pronto.

Farofa de dendê: Rale 1/2 cebola e 3 dentes de alho bem fininhos. Coloque para dourar em 1colher de sopa de manteiga. Como a cebola foi ralada, encheu de água e você espera ela secar toda, tá? Depois coloque um pouquinho mais de manteiga, o azeite de dendê, sal e a farinha.

Seja Muito Feliz!!!

2 comentários:

Paula disse...

Ahh, adoro moqueca de camarao!!! Tive que comer quando estive ai Tata, tava precisando ja! rsrsrrss crise de abstinencia!

Tata Ribeiro disse...

E agora mais um longo período sem, né? Mas ainda bem q vc voltou, q eu já estava c saudades dos seus posts!