segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Torta Gelada de Chocolate e Chantilly com Menta

Já pensou na delícia das delícias? Tortas geladas! Quarta tem visita para o almoço e não há nada como uma sobremesa maravilhosa para acompanhar um almoço agradável ao lado de pessoas que você gosta, ou tem? Pra mim, receber para o almoço envolve muito mais que aquele momento de compartilhar, envolve a preparação, a seleção do cardápio e dos ingredientes e todo o planejamento que me é tão peculiar. Fico feliz desde o momento em que o convite é aceito! É agradar, fazer o que a pessoa mais gosta. A receita favorita. Ver as pessoas felizes por minha causa me deixa super feliz!

Muitas receitas eu tiro de paladar, comi em um lugar ou outro e tenho o hábito também de fazer adaptações ao meu gosto pessoal. Leio muito sobre culinária em geral e vou testando o que acho que vai funcionar. Nunca, nunquinha mesmo sirvo algo sem testar antes. Para não dar uma de Bridget Jones e servir sopa azul, sabe? Faça algo que você tem habilidade, para não errar e transformar seu almoço tão planejado e querido num Delivery de pizza ou comida chinesa!


Massa:
Usei um pacote de biscoito Aveia e Mel, 100ml de creme de leite, 2 colheres de sopa de manteiga. Você tritura o biscoito e mistura a manteiga e o creme de leite, fica bem durinha e você vai modelando e forrando o fundo da assadeira de fundo removível.
A dica mestra, a dica tudo: Como a massa vai sem o recheio para o forno, ela costuma ficar elevada no meio e não fica muito bela. Aí você vai fazer furinhos na massa com um garfo (nas laterias também), colocar papel manteiga e depois colocar grãos de sua preferência ou aqueles disponíveis na sua maravilhosa dispensa, Na minha, feijão preto.
Pronto. Leve ao forno, quando ela estiver levemente dourada, retire o papel e os feijões e deixe terminar de assar por uns 5 minutinhos.

Fechou? Vamos para o recheio:
200g de chocolate meio amargo,  100g de creme de leite 3 colheres de sopa de manteiga sem sal (manteiga mesmo). 

Derreta o chocolate em banho-maria, junte o creme de leite e leve a geladeira por 2 horas. Aí você bate na batedeira junto com a manteiga, até formar um creme bem fofo e joga dentro da sua massa linda.

Cobertura 01: Chantilly de Menta - 200g de mistura para chantilly e 1 dose de licor de menta. Basta misturar e levar à batedeira até atingir o ponto.

Cobertura 02: Chocolate amargo - 3 colheres de sopa de chocolate em pó e 2 colheres de sopa de manteiga. Misture e leve ao fogo por alguns minutos. a medida que for esquentando, adicione cerca de 60ml de água.

Monte sua torta linda. Intercalando o chantilly e a calda. Decorei com castanha triturada e fique feliz ao fazer as pessoas felizes!

2 comentários:

Paula disse...

Tais! Nao sabia que vc tinha um blog tb! Como anda a vida? Obrigada pelo comentario! Por sinal, essa torta esta com uma cara...judiacao hein! rsrss Seguimos uma a outra?

www.superclementina.blogspot.com

x

Tata Ribeiro disse...

Paulinha!Tá tudo ótimo!Descobri que meu lugar é na cozinha!Super fácil de fazer, você viu, né? Faz aí pro maridão!Rs, já estou seguindo!