terça-feira, 12 de outubro de 2010

Molho Pesto



Olá pessoas! Estou fazendo o possível para manter atualizado, porém digitar tem sido um problema. 2 meses de fisioterapia diária e o livro de sobremesa francesa lá, me aguardando! Cozinho menos e digito menos ainda!
O molho pesto é de origem italiana, e o nome provavelmente é originado do ato de amassar a mistura. Os ingredientes eram misturados nos pilões, em um processo chamado de pestare, abreviado depois para pesto.
Sempre tenho muitos problemas com majericão. Amo manjericão, mas sempre estraga, porque não como macarrão todos os dias e acabo perdendo e odeio jogar comida fora! Comprei na sexta, e resolvi fazer o molho pesto para não perder.  A receita original leva pinoli e queijo pecorino, mas eu n tinha em casa e fui de castanha de caju e pistashe e queijo parmesão. O molho é super leve, um cheiro aromático inconfundível e vai bem com massas, carnes, torradinhas... Tanto que aproveitei e temperei uma costela para levar ao forno.
3 dentes de alho
1 maço grade de majericão (400g)
1/2 xicara de castanha de caju
1/2 xícara de pistashe
1 colher de manteiga
100 ml de azeite
sal a gosto


Amasse o alho junto com o sal, coloque depois somente as folhas do manjericão e a manteiga. Adicione os outros ingredientes e, por último, regue com azeite. Esse vidrinho tem só a metade, tá?


Nenhum comentário: