domingo, 27 de fevereiro de 2011

Pão de Orégano


Tá ai uma coisa que demorei para fazer bem. Pão! Antes, quando eu fazia pão, só dava pra comer na hora... Depois virava uma pedra sem noção!! Mas ai o tempo foi passando e fui tendo mais paciência pra coisa e hoje a história é bem diferente. Gosto muito de pão caseiro, sempre gostei. Recentemente comprei um livro só de pães. E tenho feito de muitos sabores, geralmente salgados (não sou o tipo de pessoa chegada num pão doce) a verdade é que, para fazer um bom pão caseiro é preciso tempo e ingredientes de qualidade. Mais nada.

Hoje, bem cedinho, preparei o pão de orégano e deixei fermentando enquanto arrumava a cozinha para ir ao mercado. Quando cheguei, coloquei no forno e pronto. Neste momento, estou preparando um antepasto de berinjela para acompanhar...

2 tabletes de fermento biológico
1 e 1/2 colher de açúcar
1/2 xícara de água morna
1/4 de xícara de azeite de oliva
1 ovo
sal a gosto
70 g de parmesão (de verdade) ralado
175g de farinha de trigo
farinha suficiente

O fermento vai com o açúcar e você mistura até formar uma pasta. Acrescenta a água morna e deixa descansar, coberto, por cerca de 10 minutos. Depois, o azeite, o sal, o ovo, mistura e, por último a farinha e o queijo. Deixa fermentar por 40 minutos. Vai acrescentando farinha aos poucos, até soltar das mãos. Amassando bem e sempre (que é o grande segredo do pão). Deixa descansar por duas horas (dá e sobra pra fazer mercado) e leva ao forno até ficar dourado.




Nenhum comentário: