terça-feira, 8 de maio de 2012

Refogado de Camarão com Farofa de pão


Ai que saudade de vocês todos e de escrever! Contei da cirurgia? Nem lembro se contei, mas precisei fazer cirurgia no pulso e foi tudo maravilhoso e já estou me recuperando muito bem, obrigada!

Essa foi a primeira vez que cozinhei desde a cirurgia e eu me senti muito bem, na verdade, eu fiz um pudim, mas colocar tudo no liquidificador e depois na fôrma não é trabalho nenhum, né? Então... Esses dias eu assisti um episódio de Top Chef e um deles comentou sobre a confusão e gritaria que os seus concorrentes faziam na cozinha. Ele disse que, pra ele, cozinhar é algo bastante espiritualizado, belo e prazeroso e que ele não compreendia como as pessoas transformavam aquilo num momento tão estressante. Vale pra vida isso! Cada vez mais, torno a minha cozinha mais calma e menos ansiosa, independente de quem venha para o jantar.

Eu já tinha comido essa farofa com camarão mesmo, mas tem muito tempo e não me lembro onde foi. Fui ao mercado comprar amêndoas e a lembrança veio na hora. Engraçado isso porque eu sempre compro amêndoas e nunca me lembrei da farofa!

Refogado de Camarão ( serve duas pessoas)
300g de camarão limpo e temperado com sal e limão
1/2 maço de coentro
5 dentes de alho
1 fio de azeite

Simples assim, deixe marinar com os temperos bem picadinhos por alguns minutinhos e leve ao fogo para refogar com o fio de azeite até o camarão cozinhar, cerca de 10 a 15 minutos.

Farofa de pão
Pão esmigalhado, usei pão de forma 6 unidades
50g de amêndoas picadas grosseiramente
50g de passas brancas
salsa picada a gosto
raspas de 1 limão
Sal e pimenta a gosto
2 colheres de sopa de manteiga
2 colheres de sopa de azeite

Aqueça o azeite e a manteiga, acrescente os demais ingredientes, mexendo bem por 3 minutos
Sirva com uma salada verde. Essa farofa também vai muito bem com carnes de churrasco.


Nenhum comentário: