segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Friturinhas com Catupiry



E quem não adora? Como não adorar? Catupiry deixa quase (quase mesmo - tenho minhas ressalvas) mais gotoso. Cremoso, Saboroso e Quentinho então... Ai, ai... A dieta vai pelos ares! Motivo de eu estar publicando tão pouco? Dieta, ou quase dieta porque não tá essa coisa toda não, tá mais pra uma redução calórica, sabe?  E tá difícil, tenho mente de gulosa. Amo comer, cozinhar, comprar comida... Uma coisa! Fiz coxinha, croquete de frango, croquete de frango apimentado e Lombo defumado. Agora dicas importantes para frituras maravilhosas e crocantes por mais tempo:
Dica 1: Paciência, são muitos passos e todos tem seu tempo. A massa tem que estar fria para ser modelada, se não o ponto não fica correto e podem desmanchar totalmente no óleo.Dica 2: Empane muito bem, para que não queime por fora e fique gelado por dentro.
Dica 3: Congele os empanados, não tem como não desmanchar, a temperatura do óleo é muito elevada, se não estiverem congelados, desmancham também.
Dica 4: Temperatura do óleo tem que ser elevada. Se você for fazer muitos de uma só vez, lembre-se de deixar o óleo esquentar novamente, pois, a medida que vão sendo fritos, a temperatura do óleo diminui e eles começam a desmanchar por ficarem tempo demais fritando.

Massa:
3 xícaras de Farinha de Trigo
3 xícaras de leite
1 colher de manteiga
1 ovo
Sal
Você mistura os ingredientes e leva ao fogo e deixa cozinhar, sempre mexendo (colher de pau, de preferência) vai formar uma crostinha no fundo da panela e vai embolar mesmo. Depois de fria, você amassa bem, até ficar lisinha e está pronta para receber o recheio. Parece que embolou, mas tá tudo certinho! Dobrei a massa e deu mais ou menos uns 80 salgadinhos.  O segredo do congelamento é item por item. Você dispõe na assadeira, como se fosse levar ao forno, congela e depois trasfere para saquinhos plásticos. Eles devem ficar soltinhos, para fritar corretamente.
 
 Ai você vai botando os recheios que você gosta, o de frango mesmo eu fiz com várias pimentinhas, verdes, vermelha e pimenta rubra em conserva. temperei com Cebola e alho, Cebolinha e acrescentei pimentões amarelos e vermelhos. Todos com bastante catupiry. Aliás, vírgula para esse bastante, pois tem que ser equivalente a metade da quantidade do recheio porque se não, parte durante a fritura e derrama tudo que tá dentro. O Recheio deve estar bem sequinho, muito caldo também deixa a massa frágil.
 Ainda Hoje tem Pimentão recheado com Siri Catado!

Ps Importante: O carregador da máquina estava sumido e as fotos foram do meu humilde celular Sony Ericsson W100i.
 









2 comentários:

Simone Brasil disse...

kd que leva???

Tata Ribeiro disse...

huahuah! Friturinhas tem que ser ao vivo e a cores! =P