Cozinhar é simples, entre amigos então, tudo é mais divertido. Experimento muitas receitas, ingredientes novos, fases de temperos. Por gostar de cozinhar, organizar festinhas e jantares é uma delícia. E a paixão se expande por toda casa, com crochê, ponto de cruz e bordado de fita.
quinta-feira, 30 de dezembro de 2010
Cheesecake
Finalmente! Encontrei a receita perfeita de cheesecake e ela nem leva cream cheese! ficou exatamente como eu queria, na textura que eu queria e sem ser doce demais, nem ter traços de sal... simplesmente perfeita, saborosa, macia e principalmente, leve! Que combinou perfeitamente com esse calor doido que
tá fazendo em Salvador.
Bom, de ter foto tem, mas gravei em algum CD que hoje não sei onde está, publico depois. A receita é da Chef Ana Soares (que também responsável pelo cardápio do Café Design Tok&Stok). Estava em um caderno de receitas no site da Tok&Stok. Eu imprimi e encadernei no ano passado e nunca fiz nada. Resumindo estava com a receita que tanto procurei há um ano na minha casa.
500g de queijo minas frescal em pedaços (conservando o soro)
4 ovos
1 lata de leite condensado
a mesma medida de leite
1 colher de chá de fermento em pó
1 colher de chá de raspas de limão
manteiga para untar a forma.
geleia caseira de morango ou do que você gostar. Fui de morango, claro! Tá na época, docinhos, maduros e baratos. De novo, só acrescentei vinagre balsâmico, que combinou perfeitamente (vi no homens gourmet)
bata as claras em neve e reserve. O resto, põe no liquidificador e pronto. Mistura as claras delicadamente, põe numa forma de fundo removível untada com manteiga e farinha de trigo e leva ao forno brando, até ficar firme.
Deixe esfriar e leve à geladeira por 4h e desenforme. Coloque os morangos fatiados, cubra com a geléia e tá lindo.
Pavê de Banana
Fiz um bolo de frutas cristalizadas e sobrou uma porção. Tinha umas bananas bem maduras....
ai já viu! fruta madura + bolo = pavê!
O bolo é bolo e você usa a sobra que tiver em casa, Creme de confeiteiro, Ganache e o Doce de banana é moleza também, é banana madura, açucar (mais ou menos 2 xícaras), 1/2 xícara de água, cravo e canela.
Montei as camadas em uma fôrma de fundo removível, cobri com filme-plástico ( notei que eu só chamo plástico-filme de filme-plástico! Bom, continuando....) levei à geladeira por 3h e desenformei.
terça-feira, 28 de dezembro de 2010
Nhoque com Molho de Tomate Caseiro
Nhoque é uma receita saborosa, mas que requer um pouco de tempo. Trabalho mesmo, não chega a dar, mas precisa mesmo de planejamento e atenção. Não é aquele tipo de refeição que você abre a geladeira e diz: Ah, vou fazer nhoque!
Ultimamente tenho experimentado com várias raízes diferentes. Já fiz de Inhame, Aipim, Batata... enfim, aquela coisa que tenho de não deixar perder nada na geladeira. Geralmente, quando faço nhoque, o almoço acaba virando vegetariano. Faço saladas, grelho legumes... estou com um projeto 2011 para fazer um almoço sem carne pelo menos uma vez por semana e comer carne vermelha o mínimo possível.
Também tenho outra coisa que vai de encontro à rótulos e radicalismos. Não sou nada, faço o que tenho vontade. Sou a favor da boa comida, dar valor à estar entre amigos e abraçar o novo. Preservar a saúde e ter prazer nas coisas simples.
1 kg de batata
150g de queijo parmesão (de verdade)
20g de manteiga
1 gema
100g de amido de milho
200g de farinha de trigo
sal, pimenta e noz-moscada
Cozinhe as batatas e faça um purê. Misture os ingredientes aos poucos. Acerte a massa com farinha até soltar das mãos. Faça os rolinhos com a massa e corte com uma faca, sob a mesa enfarinhada.
Coloque a água para ferver com sal, quando estiver fervendo, coloque o nhoque. Assim que a massa chegar à superfície, retire da água e coloque para escorrer. Para interromper o cozimento, mergulhe rapidamente numa tigela com água e gelo.
Use o molho da sua preferência, gosto mais com molhos a base de tomate. fica mais leve e colorido.
1kg de tomate maduro, cozido em água com açúcar, sem pele (batido no liquidificador)
30 ml de azeite
alho picado (a gosto)
manjericão fresco
250 ml de caldo de ave ou legumes
20g de farinha de trigo
sal e pimenta.
Aí tá fácil, aquece o azeite, doura o alho, mistura o caldo com a farinha de trigo, os tomates, acerta o sal e a pimenta, finaliza com o manjericão.
Biscoito de Mel
Gui simplesmente amou fazer os biscoitos de mel. Eu já havia comprado o cortador há algum tempo, mas nunca tinha usado. Com o Natal chegando, procurei uma receita encontrei essa de mel e achei que cairia bem. Eu adoro mel e a receita é bem simples e gostoso... ahhh! Rende que é uma beleza, enchi um pote enorme de biscoitos!
1 xícara de açúcar
1 colher de chá de gengibre em pó
1 colher de chá de canela em pó
cravos-da-índia
pimenta-rosa
1/2 xícara de mel
1/2 xícara de água
Misture todos os ingredientes, faça um xarope e leve ao fogo até ferver. Misture com 1 xícara de manteiga e depois resfrie em banho-maria.
4 xícaras de farinha de trigo
1 e 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
1/4 de colher de chá de sal
Misture os ingredientes secos e vá acrescentando ao xarope aos poucos. Cubra com o plástico-filme e leve à geladeira por 6 horas.
Abra a massa com a espessura de 0,3 cm e use os cortadores de biscoitos de sua preferência e leve ao forno pré-aquecido por uns 20 minutos ou até ficarem dourados!
Peru de Natal
Pela primeira vez e de modo acidental, a terceira geração da minha família ficou responsável pelo Peru de Natal. Devo confessar que fiquei tensa. Na divisão, eu fiquei com o pernil, que já tinha feito uma vez e achei
que seria ótimo preparar algo diferente já que, no passado, fiz a torta sertaneja. Mas ai acabei ficando com o peru e o pernil.
A carne ficou tão macia e ele ficou tão saboroso. Todo mundo amou. No dia anterior, descongelei o peru às 10h da manhã e nessa mesma noite eu limpei com limão e joguei água fervente, por dentro e por fora - para remover parte da gordura. No liquidificador, uma lata de cerveja, uma cebola, 5 dentes de alho e sal.
Temperei, mas como ele era muito grande para um saco plástico, coloquei numa travessa de vidro e embalei com filme plástico.
Na hora de colocar no forno, preparei outro tempero igualzinho, e fui regando o peru durante o tempo no forno. Primeiro com o papel-alumínio e depois sem, para ficar bem douradinho.
Para o pernil, usei o mesmo método, acrescentado ao tempero bastante hortelã picatinha e um pouco de pimenta calabresa. Infelizmente, esqueci de comprar a mostarda para o molho (mostarda e mel) e também de tirar foto do pernil depois de pronto...
segunda-feira, 15 de novembro de 2010
Creme de Confeiteiro
O creme de confeiteiro é o coringa das sobremesas, recheio para quase todo tipo de torta! Simples de fazer e com um gostinho que casa com tudo. Fiz uma tortinha de abacaxi (3, para ser exata)
1/2 receita de creme de confeiteiro
250 ml de Leite
Essência de Baunilha
1 ovo
1 gema
2 colheres rasas de açúcar
2 colheres rasas de mais ena
Ferva o leite com a essência de baunilha. Misture os demais ingredientes, na ordem e depois 1/3 do leite fervido. Passe a mistura para a panela, junto com o restante do leite, leve ao fogo, mexendo sempre até engrossar.
Gateu de Chocolate
Pois é pessoas, tô tentando manter atualizado, mas tá meio complicado. Já fiz 35 sessões de fisioterapia e meu pulso tem melhorado gradativamente. Mas juro que estou me esforçando ao máximo!
Como o prometido, as sobremesas francesas! Oba! As famosas de Jean Cristophe J. Prioux e a minha geladeira certamente vai ficar cheia de ovos e manteiga, a dispensa cheia de chocolates! Vou te contar um negócio, qualquer coisinha são ovos e mais ovos, manteiga e mais manteiga! Vou querer visitas para consumir tantos doces, se não, vai ficar difícil!
150g de Manteiga
3 ovos
170 de Chocolate meio amargo
150g de açúcar
50g de maisena
Bata as gemas, o açúcar e a manteiga até ficar um creme bem homogêneo (prefira bater à mão) e derreta o chocolate em banho-maria.
Misture o chocolate derredito ao creme, junte a maisena e as claras batidas em neve, vai ficar com um brilho lindo. Transfira para uma forma de fundo removível untada com manteiga e farinha e leve ao forno por cerca de 30 minutos.
Você pode fazer uma cobertura de ganache (chocolate+creme de leite) ou de creme azedo, que foi a que eu fiz!
Como o prometido, as sobremesas francesas! Oba! As famosas de Jean Cristophe J. Prioux e a minha geladeira certamente vai ficar cheia de ovos e manteiga, a dispensa cheia de chocolates! Vou te contar um negócio, qualquer coisinha são ovos e mais ovos, manteiga e mais manteiga! Vou querer visitas para consumir tantos doces, se não, vai ficar difícil!
150g de Manteiga
3 ovos
170 de Chocolate meio amargo
150g de açúcar
50g de maisena
Bata as gemas, o açúcar e a manteiga até ficar um creme bem homogêneo (prefira bater à mão) e derreta o chocolate em banho-maria.
Misture o chocolate derredito ao creme, junte a maisena e as claras batidas em neve, vai ficar com um brilho lindo. Transfira para uma forma de fundo removível untada com manteiga e farinha e leve ao forno por cerca de 30 minutos.
Você pode fazer uma cobertura de ganache (chocolate+creme de leite) ou de creme azedo, que foi a que eu fiz!
terça-feira, 12 de outubro de 2010
Torta Mousse de Maracujá
Receitas de sucesso União!! Fiz para o aniversário da minha mãe, torta gelada, tá bonita?? Você vai precisar de uma faixa de acetato ou duas folhas de transparência (corte ao meio e use clipes para prender as pontas) fiz isso na primeira vez que fiz o bolo. Também já tirei fotos melhores! Pode fazer o bolo que garanto! Ele derreteu um pouco no sol de meio-dia, no caminho para a casa dos meus pais!
É só preparar um bolo de chocolate básico e cortar em três partes.
Creme de maracujá
1 lata de leite condensado
1 caixa de creme de leite
1/2 xícara de suco de maracujá concentrado
1 pacote de gelatina sem sabor
Misture todos os ingredientes, hidrate a gelatina e misture tudo com um fuê.
Ganache
300g de chocolate meio amargo
1 caixa de creme de leite
Derreta o chocolate em banho-maria, acrescente o creme de leite e misture bem
Merengue Italiano
3 claras em neve
1 xícara de açúcar
1/2 xícara de água
Ferva o açúcar e a água até o ponto de fio grosso. Adicione a calda às claras, com a batedeira ligada.
Calda de maracujá
1/2 xícara de suco concentrado
1 colher de rum
2 colheres de sopa de açúcar
1 colher de amido de milho
Montagem:
O bolo geralmente fica mais alto no meio, então nivele e deixe as três camadas iguais. Coloque a primeira camada de bolo e envolva com a faixa de acetato. Coloque a camada de mousse de maracujá, uma de bolo, a ganache e a última de bolo. Deixe na geladeira por duas horas. Retire a faixa e cubra com o merengue já frio e depois com a calda de maracujá (fria também). Leve à geladeira novamente até a hora de servir.
Molho Pesto
Olá pessoas! Estou fazendo o possível para manter atualizado, porém digitar tem sido um problema. 2 meses de fisioterapia diária e o livro de sobremesa francesa lá, me aguardando! Cozinho menos e digito menos ainda!
O molho pesto é de origem italiana, e o nome provavelmente é originado do ato de amassar a mistura. Os ingredientes eram misturados nos pilões, em um processo chamado de pestare, abreviado depois para pesto.
Sempre tenho muitos problemas com majericão. Amo manjericão, mas sempre estraga, porque não como macarrão todos os dias e acabo perdendo e odeio jogar comida fora! Comprei na sexta, e resolvi fazer o molho pesto para não perder. A receita original leva pinoli e queijo pecorino, mas eu n tinha em casa e fui de castanha de caju e pistashe e queijo parmesão. O molho é super leve, um cheiro aromático inconfundível e vai bem com massas, carnes, torradinhas... Tanto que aproveitei e temperei uma costela para levar ao forno.
3 dentes de alho
1 maço grade de majericão (400g)
1/2 xicara de castanha de caju
1/2 xícara de pistashe
1 colher de manteiga
100 ml de azeite
sal a gosto
Amasse o alho junto com o sal, coloque depois somente as folhas do manjericão e a manteiga. Adicione os outros ingredientes e, por último, regue com azeite. Esse vidrinho tem só a metade, tá?
domingo, 3 de outubro de 2010
Doce de Leite com Ameixa e Vinho Tinto
E quem não sabe que eu adorooooo compotas? Um monte de gente compra pronto, mas simplesmente adoro fazer as minhas! Essa ficou muito linda e deliciosa, porque a calda do vinho tinto deu um toque todo especial. Ainda usei como recheio para tortinhas!
Essa parte que é super moleza e todo mundo sabe que é uma lata de leite condensado cozida na panela de pressão.
150g de ameixa seca sem caroço, em pedaços
60g de açúcar cristal
150ml de vinho tinto (usei Malbec)
deixe de molho por mais ou menos 2 horas, para a ameixa absorver tudo e ficar macia, depois leve ao fogo por alguns minutos, mais ou menos quando levantar a fervura, está bom.
Num pote limpo, vá fazendo camadas do doce de leite e a ameixa em calda e pronto. Essa receita dá mais ou menos 500g, use um pote grande.
Essa parte que é super moleza e todo mundo sabe que é uma lata de leite condensado cozida na panela de pressão.
150g de ameixa seca sem caroço, em pedaços
60g de açúcar cristal
150ml de vinho tinto (usei Malbec)
deixe de molho por mais ou menos 2 horas, para a ameixa absorver tudo e ficar macia, depois leve ao fogo por alguns minutos, mais ou menos quando levantar a fervura, está bom.
Num pote limpo, vá fazendo camadas do doce de leite e a ameixa em calda e pronto. Essa receita dá mais ou menos 500g, use um pote grande.
Panqueca de massa Integral
Eu acredito que a vida pode ser mais integral sem que perca o sabor! Aos poucos, as coisas vão se adaptando, porque paladar é muito relacionado ao hábito, sabe? Muitas culturas são baseadas em comidas picantes, queijos e leite, azeite e por ai vai. Infelizmente, muitas são baseadas em gordura, glutén e corantes.
Nunca fui de comer muita gordura, sempre tive uma alimentação mais para o lado saudável e, já faz algum tempo que substituo pelo grão integral. Semana passada foi a vez da farinha de trigo. Fiz um quiche de abobrinha e a panqueca. Essa massa dá pra fazer 12 unidades.
Massa:
2 ovos
1 xícara de leite
2 colheres de manteiga derretida (ou azeite)
1/4 xícara de farinha de trigo integral
1/4 xícara de farinha de trigo comum
1 colher de chá de fermento em pó
1 colher de chá de sal
Para o recheio eu usei o Antepasto de Berinjela com queijo branco, ficou delicioso, o toque das nozes....
mas ai você usa o recheio que você gosta mais. Arroz integral acompanhou a panqueca.
quarta-feira, 25 de agosto de 2010
Sopa de Couve
Tinha umas folhas de couve manteiga enormes lá no mercado, lindas. Ai trouxe pra casa e fiz uma sopa de caldo bem levinho e suave.
2 L de água
1 cebola grande
Cheiro verde
150g Macarrão de massa curta
1 Calabresa fatiada
Azeite de oliva
Pimenta do reino moída
Sal a gosto
Bata no liquidificador a água, a cebola e o cheiro verde, acrescente o sal, o azeite e cozinhe o marcarão nessa mistura. Refogue a calabresa a parte e acrescente o couve cortado em tirinhas, misture tudo e deixe ferver, acrescente a pimenta do reino e tá pronto.
2 L de água
1 cebola grande
Cheiro verde
150g Macarrão de massa curta
1 Calabresa fatiada
Azeite de oliva
Pimenta do reino moída
Sal a gosto
Bata no liquidificador a água, a cebola e o cheiro verde, acrescente o sal, o azeite e cozinhe o marcarão nessa mistura. Refogue a calabresa a parte e acrescente o couve cortado em tirinhas, misture tudo e deixe ferver, acrescente a pimenta do reino e tá pronto.
Creme de batatas e frango
Olá pessoas! desculpa ter abandonado vocês, mas os tendões inflamados me deixam muito de cama!
Fiz um delicioso creme de batatas e frango, na hora de servir azeite de oliva e queijinho parmesão ralado!
1 L de caldo de frango (sempre que fervento o frango para assar no forno, guardo o caldo p fazer uma sopinha)
3 batatas grandes cozidas
1 cebola média
250g de peito de frango cortado em tirinhas
sal a gosto
1 maço de cebolinha bem picada
No líquidificador, bata o caldo de frango e as batatas. Refogue a cebola picadinha com o frango por cinco minutos acrescente o caldo e deixe levantar fervura, acerte o sal e acrescente a cebolinha picada.
quinta-feira, 29 de julho de 2010
Pavê Floresta Negra
Esse é Pavê Floresta Negra que encaixei no quesito sorvete de Sopas&Sorvetes - Inverno dos Extremos. Cheguei no mercado, como quem não quer nada, procurando coisas para fazer sobremesa e tinha cereja na promoção, chocolate na promoção, bolo de chocolate em casa.... Virou isso ai!
Você vai precisar de 2 xícaras de bolo de chocolate, pronto, esmigalhado. Misture 170g de cerejas picadas e 1/2 barra de chocolate picado.
Faça um creme de baunilha com 1 lata de leite condensado, 1 xícara de leite, 1 colher de essência de baunilha e 2 gemas. Leve ao fogo, mexendo até engrossar.
O creme de chocolate, você aquece 1 lata de creme de leite, mistura o chocolate e tudo lindo.
O resto é montar! uma camada de bolo, creme de baunilha, bolo, creme de leite... a camada final é de creme de chocolate, raspe chocolate para decorar e uma cereja.
Coloquei no freezer por 30 min antes de servir. Sucesso!
* chocolate 50% cacau, tá?
Eu adoro fazer doces! Tenho uma habilidade especial para isso. Hoje, no chef à domicílio, Curtis fez uma sopa de chocolate com pimenta! Vou fazer depois!! Adoro ele! Sempre com pratos diferentes e, ao mesmo tempo, simples e rápidos. Apesar de nunca ter feito as receitas dele, sempre uso as dicas para cortar, combinar sabores.... essas coisas.
sexta-feira, 16 de julho de 2010
Bolinho de Café com especiarias
É bonita, o Coffe Break tá longo! Munffin, CupCake, sei lá viu? Gosto de chamar de bolinho, até porque, quando eu era criança, minha mãe já fazia bolinho assim para aniversários, dizendo que era mais fácil e prático para as crianças! E lembro do aniversário 5 anos de Lore que foi da Menina-flor ( nossaaaaaaaa, tô ficando velha) que ela fez os bolinhos com uma decoração de flores, um bolo com o rosto da Menina-flor... tudo lindo. Vou ver se acho umas fotuxas para postar mais tarde.
4 ovos
1/2 xícara de manteiga
1 colher de essência de baunilha
1 colher (rasa de chá) de canela em pó
1 colher (rasa de chá) de noz-moscada moída
2 xícaras de farinha de farinha de trigo
1 colher de fermento em pó
1 xícara chocolate em pó
1/2 xícara de café forte
1/2 xícara de leite
1/2 xícara de nozes picadas
Bata as gemas, o açúcar e a manteiga até formar um creme, depois adicione as especiarias, a baunilha e a farinha peneirada, aos poucos. Coloque os outros ingredientes, as claras em neve, aos poucos e por último, as nozes picadas, que dá um sabor todo especial. Assei nas forminhas de silicone, rendeu 20 unidades. Depois de assado, decorei com uma semetinha de café torrado.
quinta-feira, 15 de julho de 2010
Mingau de Milho Verde
O São João não tinha acabado mesmo. Minha Prima fez aniversário na sexta passada, e fez um Arraial.
Choveu horrores em Salvador, mas foi muito bom mesmo. No dia seguinte, Milho que não acabava mais porque não deu para acender a fogueira.
Vovó Zica, estava sentadinha, com um balde de lixo enorme e uma bacia nas mãos tirando a casca do milho. Eu sugeri fazermos um mingau e ela topou na hora. Nessa noite, que não choveu nada... acendemos a fogueira! E ficamos lá sentadas, dando gargalhadas.
Retire o milho da espiga utilizando uma faca e bata o milho no liquidificador com bastante água. Utilize uma peneira para coar tudo. Transfira para uma panela grande, adicione açúcar, cravos, canela em pau, uma garrafinha de leite de coco, sal e leve ao fogo até engrossar. Depois acrescente 400ml de leite líquido batido com1/2 lata de leite em pó (evite cozinhar o leite quando for fazer mingau, o leite perde as propriedades e vitaminas). Acerte o sal e o açúcar, se necessário.
Misture bem. Na hora de servir, polvilhe canela em pó. A fotógrafa oficial da receita foi Tia Su, que foi muito bem, cada mergulho, um flash. Mas hoje, realmente, foi um dia cheio e não deu para montagem. Desculpa ai. Na panela de pressão, ali no fundo, tinha milho cozido. Minha adorável pancinha saiu na foto (hupf!).
terça-feira, 13 de julho de 2010
Pavê de Café e Chocolate com creme de nozes
Pausa para o café!
O Caderno de Receitas, que vem junto com a Revista Menu, que sempre é temático. Recitas doces, salgadas, acompanhamentos e bebidas com um ingrediente específico. A minha favorita é a de café. Sempre uso uma coisinha ou outra. Quando eu era criança, detestava café. Quando fiquei adolescente, gostava do cheiro, mas o gosto ainda não me agradava. Hoje eu sou apaixonada por café. Café preto, sem leite. No máximo, uso Chantilly!
Creme de Nozes
1 lata de leite condensado
1/2 L de leite
3 Gemas
2 colheres (chá) de essência de baunilha
1 colher (sopa) farinha de trigo
1 xícara (chá) de nozes trituradas
- Misture bem os ingredientes e leve ao fogo médio, mexendo sempre, até engrossar.
1 lata de leite condensado
1/2 L de leite
3 Gemas
2 colheres (chá) de essência de baunilha
1 colher (sopa) farinha de trigo
1 xícara (chá) de nozes trituradas
- Misture bem os ingredientes e leve ao fogo médio, mexendo sempre, até engrossar.
Creme de café
200g de chocolate meio amargo
1 caixinha de creme de leite
licor de laranja
6 colheres (sopa) de café solúvel
- Derreta o chocolate em banho-maria e incorpore os demais ingredientes mexendo sem parar, até obter uma mistura homogênea.
Massa:
20 biscoitos champagne
1/2 xícara de café em infusão
banhe rapidamente os biscoitos na infusão do café
200g de chocolate meio amargo
1 caixinha de creme de leite
licor de laranja
6 colheres (sopa) de café solúvel
- Derreta o chocolate em banho-maria e incorpore os demais ingredientes mexendo sem parar, até obter uma mistura homogênea.
Massa:
20 biscoitos champagne
1/2 xícara de café em infusão
banhe rapidamente os biscoitos na infusão do café
Chantilly
Montagem: Disponha os biscoito e o creme de nozes, outra camada de biscoitos e o creme de café e por último, o chantilly. Decore com sementes de café torrado e canela em pó.
Montagem: Disponha os biscoito e o creme de nozes, outra camada de biscoitos e o creme de café e por último, o chantilly. Decore com sementes de café torrado e canela em pó.
sexta-feira, 9 de julho de 2010
Caldo Verde
Primeiríssima sopa de Inverno. Fui logo na favorita, pra começar com o pé direito. Gui toma uns dois potinhos desses, fácil, fácil!
Eu acabo fazendo a receita sem pimenta, por causa dele, mas quando você põe tudo junto, fica mais gostoso.
Descasque mais ou menos 800g de aipim e corte em pedaços pequenos, acrescente 1 cebola média, dois dentes de alho, um pouco de sal e 1 e 1/2 L de água. Cozinhe na panela de pressão.
Enquanto isso, corte em cubinhos:
1 cebola grande
6 dentes de alho (bem pequenos)
1 calabresa
200g de Bacon
Refogue tudo em 3 colheres de sopa de azeite e junte 3 ou 4 folhas grandes de couve cortadas em tirinhas bem fininhas. (hora da pimenta)
Bata no liquidificador o aipim com a água do cozimento e junte ao refogado. Deixe ferver por 5 minutinhos e está pronto para servir.
Para plantar em casa
A Danone, com o produto danoninho, está incentivando as crianças a plantar! Minha Criança tem sete anos e adora, até comprei uns mini-vasos para feijões no algodão tamanha era a frequência das plantações!
A sementinha que vem no danoninho é surpresa e a minha surpresa foi muito boa: Manjericão. Desde as primeiras folhinha é muito perfumado. Já tem 7 dias que plantamos e vamos transferir para a terra hoje ou amanhã.
Além da sementinha, vem um código de acesso para plantar uma árvore virtual no site do danoninho , que representa um metro quadrado de reflorestamento da mata atlântica pelo Instituto Ipê. No site, há mais informações para as crianças e também para os adultos.
Achei o projeto uma gracinha, o hotsite ficou lindo e Gui adora acompanhar a árvore dele.
Mexican Night
Foi terça à noite. Tequila+sal+limão, chilli de feijão, Nachos....
um sucesso.
O chilli é moleza de fazer. Você vai precisar de:
3 xícaras de feijão cozido ( tempero básico: sal, cebola, tomate, cheiro verde)
1/2 kg de Carne Moída
1 xícara de Molho de Tomate
2 Cebolas picadas
1 Tomate
1 Pimentão vermelho
sal a gosto
azeite para refogar
pimenta calabresa
pimenta tabasco
bata o feijão com a água do cozimento e forme uma pasta. Refogue a cebola, tomate e pimentão. Acrescente a carne moída e, quando ela estiver cozida, adicione os demais ingredientes.
As tortilhas eu comprei prontas, da rap 10. Esquenta numa frigideira, coloca umas fatias de queijo cheddar, um pouco de chilli, alface americana fatiada bem fininho, tomate picado e creme azedo (creme de leite/ suco de 1 limão/ sal).
Arrume a mesa bem fofa (no meu caso, mesa de centro) corte os limões em 4 partes e aproveite uma comum noite de terça-feira.
quarta-feira, 7 de julho de 2010
Aonde quer que eu vá
Desculpa! Quando eu não estou muito bem, cozinhar costuma melhorar muito meu humor, mas dessa vez, passou da conta que nem cozinhar dava. Antes era tensa demais e depois virou chateação! Só tava para dormir mesmo.
Já tem umas duas semanas que cozinho, mas as coisas estavam muito corridas para postar. Faltou bolo de milho, de aipim, carimã e o bolo de amendoim, eu sei. Mas tá tudo anotado, para não perder. A noite de São João foi muito boa e a pós São João melhor ainda.
Tenho outras dívidas como o Manjar de Coco e Pititinga, das conversas de Abril. Segundo o planejamento,
Começa agora o inverno dos extremos. Sopas&Sorvetes. Essa semana, pretendo fazer um de cada.
Muita gente demonstrou carinho num momento difícil e, saber que tenho tantos amigos leais, mesmo sendo uma pessoa diferente de Roberto Carlos (não quero ter um milhão de amigos) foi uma sensação muito
reconfortante, e agradeço a todos.
Voltei com Tudo! E, aonde quer que eu vá, levo um pouquinho de todos vocês comigo.
segunda-feira, 14 de junho de 2010
Torta Búlgara
Pausa para o Dia dos Namorados.
E ai Bonita? Com uma sobremesa dessas, quem é que precisa de Namorado, pelamor? Ninguém! O meu estava viajando, mas também não cheguei ao extremo de ir para o Encalhadas Fest! Almoço na casa da dinda, as mulheres de sempre. Todos os sites de culinária estavam com receitas de chocolate. Eu nem ia fazer nada, já que não ia ter jantar de Namorados ou noite especial. Mas vi no rainhas do lar a torta búlgara, que nem era de dia dos namorados nem nada e me deu a vontade de comer.
Tenho um paladar mais para amargo e doces não tão doces assim. E a receita de Katita era bem do jeito que eu gosto. Reproduzi a receita totalmente, mas depois que ela acabou de mexer, a dela ficou bem mais líquida que a minha, então coloquei 1/2 caixinha de creme de leite, antes de levar para o forno.
Dissolve 300g de chocolate em pó em 200g de manteiga com sal no fogo baixo e, quando estiver homogêneo, retira do fogo e mistura 6 gemas e 250g de açúcar. Ai leva para o fogo novamente por mais uns 15 minutos, em banho-maria. Unte uma forma pequena e leve ao forno, também em banho-maria por 40 min. fiz em forminhas de silicone, desenforma mais fácil. Servi com morangos frescos e creme de leite.
sexta-feira, 11 de junho de 2010
Cuscuz de Milho
quinta-feira, 10 de junho de 2010
Amendoim Coberto
Amendoim é a cara do São João. Doce ou Salgado, ele faz um sucesso sem tamanho. Você prepara uns saquinhos, manda para a professora do filho, para os coleguinhas de trabalho e para os vizinhos e amigos! Todo mundo gosta de ganhar um mimo, né não? Quando eu fui ao mercado, tinha um amendoim branco, maior que o mais vermelho e com a casca um pouco mais clara, fui nele. Ahhh! Minha Avó Materna faz um bolo de amendoim que é só sucesso. Dia desses eu vou lá pra ela preparar um pra mim... Deu até água na Boca.
3 xícaras de Amendoim
3 xícaras de Açúcar
Gengibre Ralado
2 xícaras de Água
Torre o amendoim e retire as cascas, quando estiver morno. Ai bota as crianças para trabalhar! Quando eu era criança, eu adorava... Tirar casca, depois soprar, era a maior folia. Gui não foi diferente.
A calda é simples, deixe ferver até começar a açucarar nas bordas da panela, ai você joga o amendoim e transfere logo para a assadeira. Mexe com a colher de pau, pra ficar soltinho que nem arroz!
As fotos tão puxadas para Yellow, mas tô cansadinha hoje para Photoshop!Grata Pela CompreensãoA Gerência.
quarta-feira, 2 de junho de 2010
Pudim de Tapioca
Para Fazer o Pudim de Tapioca, você vai precisar de pouco tempo... A sobremesa não é muito doce e o São João já começou!
Aí você vai usar:
1 xícara de farinha de Tapioca
2 xícaras de Leite
1 lata de Creme de Leite
1 xícara de Leite
2 ovos
1 Lata de leite condensado
1 xícara de Coco Ralado
Ferva a água e misture o creme de leite, acrescente a tapioca e deixe por dez minutos, mexendo na metade do tempo.
No liquidificador, misture os ovos, o leite condensado, e o leite, bata por 5 minutos. Numa tigela, misture todos os ingredientes e transfira para uma forma untada com manteiga e enfarinhada. Fica no forno por mais ou menos 50 minutos. Ele fica bem dourado.
Você pode fazer uma calda de caramelo ou chocolate, desta vez, não fiz foi nenhuma delas!Pois é, Bonitas....
Fica bem macio e bem maravilhoso.
terça-feira, 1 de junho de 2010
quarta-feira, 26 de maio de 2010
Torta Sertaneja
Pense na Torta, pessoas? Já estou ficando famosa e recebendo telefonemas, porque sempre que tem festa cada um leva uma coisa, eu levo recebo pedidos dessa torta.
A massa é aquela massa que você já conhece de cor e salteado:
3 xícaras de farinha de trigo
150g de manteiga
1 colher de sopa de fermento
1 ovo
3 colheres de sopa água gelada
tantinho de sal
Mistura os ingredientes secos, depois a manteiga, o ovo e a água, forrando a forma, e furando com o garfo pra massa não inchar. Leve ao Forno por 15 minutos.
Fatie 2 bananas da terra e cozinhe no vapor, enquanto isso, prepare o recheio. Desfie 500g de carne suína defumada e frite, em azeite quente, junto com uma cebola grande e um pouco de pimenta-calabresa.
Agora, vamos à montagem:
Coloque a carne defumada, o verdadeiro queijo catupiry, as bananas cozidas e queijo coalho ralado (que estava em falta lá em casa e coloquei queijo mussarela fatiado) leve ao forno para o queijo derreter e seja feliz por mais um dia.
Antepasto de Berinjela
Berinjelas têm um gosto muito marcate são muito saborosas, tenho várias receitas de berinjela. Outro dia, assintindo chef à domicílio, vi ele fazendo um patê de berinjela. Assava a berinjela no forno e a casca ficava super fácil de sair, a berinjela supermacia. Ele misturou com creme de gergelim (uma conserva q nunca tinha visto), eu fiz também e misturei com creme de queijo (ricota + creme de leite) e nozes. Ficou muito leve a gostoso.
E o Antepasto?
Cortei 2 berinjelas em tirinhas, com casca e tudo, no sentido do comprimeto. Frite a berinjela em azeite quente, com um pouco de sal e reserve.
1 pimentão vermelho, no sentido do comprimento, frito em azeite quente e reserve.
2 celolas médias fatiadas, fritas em azeite quente e um bouco de vinagre balsâmico.
Junte tudo, acrescente Azeitonas Pretas, 1/2 xícara de Nozes Picadas, 1/2 xícara de uvas passas e tempere com pimenta-do reino, sal e ervas ao seu gosto. Usei Louro e Manjericão, coloque no pote de vidro, complete com azeite de qualidade e deixe pegar sabor por cinco ou seis dias.
Servi com beiju, mas com torrada e pão também é um sucesso.
terça-feira, 25 de maio de 2010
Tartelete de Banana com aveia
Essa receita é da União, trazendo a boa e velha combinação de sempre, Banana com Aveia. Essa foi a segunda receita que fiz, sei que estou em dívida, mas são muitos doces e estou evitando comer quilos e quilos de doce.
Fiz com forminhas caneladas, 15 unidades de 6 x 5 x 1,5 ml. Eu sei que já fiz fotos melhores também, mas não ia ajudar muito, banana amassada tem cara feia, vou fazer o que? Mas fica muito gostosa e bastante doce. A receita original rende 30 unidades, fiz a massa, dividi ao meio embalei a outra metade, extrair o ar e congelei. Segundo a receita pode deixar congelado por 3 meses e o descongelamento é feito em temperatura ambiente sem retirar da embalagem.
Massa:
2 xícaras de farinha de trigo
1/2 xícara de farinha de aveia
1/2 xícara de açúcar
1 colher de sopa de leite em pó
1 pitada de sal
1 ovo
100g de manteiga
Misture os ingredientes secos e depois junte os ovos e a manteiga, amasse bem com as mãos. Forre as forminhas, fure com o garfo e asse no forno pré-aquecido por cerca de 20 min
Creme:
50 ml de leite
1 xícara de açúcar
2 ovos
2 colheres de sopa de amido de milho
2 colheres rasas de manteiga
1 colher de canela em pó
Ferva o leite com o açúcar. Bata os ovos até dobrar de tamanho e junte o amido. Acrescente, aos poucos, a mistura ao leite fervente e leve ao fogo até engrossar. Fora do fogo, junte a manteiga e a canela e, depois de esfriar, recheie as tortinhas
Doce de Banana
500g de bananas-nanicas picadas
1 e 1/2 xícara de açúcar
1/2 xícara de aveia em flocos
1/2 xícara de uvas passas
Misture as bananas com o açúcar e cozinhe até ficar pastoso misture as passas e a aveia já fora do fogo. Distribua sobre cada tortinha e sirva geladinha com um café preto bem quentinho.
quinta-feira, 20 de maio de 2010
Tudo Beeeeeeeeeeeem Simples
Na segunda-feira, 17 de Maio, não fui trabalhar porque estava meio ocupada colocando gelo nos hematomas e cheia de relaxante muscular. Acordei eram uma 2 horas da tarde almocei e... dormi. Quando acordei de verdade, eram umas 3h e zappeando, achei o Bem Simples, canal que funciona em conjunto com o Foxlife e por isso, eu nunca tinha visto. De noite, não é bem simples, é Foxlife. O canal é fofo, ensina a fazer tudo em casa, costura, beleza, culinária, confeitaria infantil. Assisti o Tudo simples, Confeitaria infantil e Escola de culinária. Confeitaria infantil nem é meu forte... Ah, Tata, isso é porque você não sabe fazer? Sei sim, faço fantoche, bichinhos de papel marchê, de argila e sou fã do Art Attack e do Mister Maker. Só acho que comida tem que ter cara de comida e tem que ser de comer, oras. Detesto aquele monte de açúcar com corante que só serve para decoração.
No escola de culinária, são programas temáticos de ingredientes, todos os chefs cozinham com o mesmo ingrediente. Assisti segunda o de azeitonas e ontem o de Alho. Olha só! Amo os dois e adorei todas as receitas. No site eles disponibilizam vídeos com as principais e, assim que fizer o frango com manteiga de alho e o alho caramelizado, compartilho com vocês todos. Dois chefs são muito bonitos, meu coração disparou. Tenho uma quedinha por homens que cozinham, Amo Edu Guedes. Quando você assistir o Tudo Simples você vai entender o título do post.
Pavê de Maracujá com Nutella®
No meu livrinho de Receitas da União, eles tem vários e muitos recipientes para fazer pavê e fiquei com uma pontinha de inveja. Redondas, retangulares, quadradas, assim e assadas... Mas a mania de consumir sem parar passou, até porque detesto coisas amontoadas na cozinha. Gosto de armários organizados, vasilhas plásticas com tampa, assadeiras organizadas, tudo na linha. Fiz na minha quadrada, a de sempre.
Ah, estou anciosa esperando meu livrinho novo, que comprei na net: Famosas Sobremesas Francesas, de Jean Cristophe J. Prioux, com o qual vou fazer um Julie&Julia durante o mês de Agosto. Segundo meu planejamento que está só na minha cabeça, em Junho (São João) e vou fazer culinária nordestina, pé de moleque, paçoca, canjica... coisas de milho e amendoim, aipim e carne seca. Depois vou fazer sopas e sorvetes em Julho, no inverno de extremos. Vamos nessa?
Creme de Baunilha - fogo até engrossar
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite
2 gemas
1 colher de sopa de baunilha
Creme Nutella® - fogo até engrossar
1 lata de creme de leite
1 pote pequeno de Nutella®
Calda Maracujá - misture tudo
80ml de suco de maracujá concentrado
1 dose de rum
Espelho de Maracujá - fogo até engrossar
1 xícara de açucar
poupa de maracujá com sementes
1 colher de so´pa de farinha de trigo
Banhe os biscoitos champagne na calda de maracujá, disponha no fundo do refratário, coloque o creme de baunilha, outra camada de biscoitos. Creme de Nutella®, biscoito e uma última camada de baunilha. Coloque o espelho, espere esfriar e depois coloque na geladeira até a hora de servir.
Beiju
Eu adoro tapioca. Você faz bolo, torta, beiju, cuscus e etc. Fiz um beijuzinho, com queijo, presunto e tomate, acompanhado de um suco de laranja, comi na mesinha de centro, em frente à televisão. Cheguei cedo do trabalho, tava passando Márcia (A-D-O-R-O) Marido mente! Atores de segunda classe, psicólogos com opiniões vagas e um monte de mulher na platéia, indignadas. O que me acrescenta? Nada, oras! Mas dou muita risada, tem uns casos totalmente sem noção, aquele polígrafo, simulações, tudo é tão tosco que vira cômico num minuto. Cultura Inútil também é cultura, né não?
Receita para 5 beijus
2 xícaras de chá de goma ou fécula de Tapioca
1/2 xícara de água
1 colher de chá de sal
Não mistura homogêneo não, sem sustos. Misture com as mãos mesmo. Com frigideira bem quente, salpique a mistura que logo vai formar a massa, e ai você faz recheios doces ou salgados, sempre fica muito gostoso.
Queijos, frutas, geléias, doce de leite, coco, manteiga, presunto, carne seca, lombinho....
Quando você chegar cedo do trabalho, dê uma chance a Márcia, vai que você gosta....
quarta-feira, 19 de maio de 2010
Frigideira de Siri
Eu sempre comi firgideira, sempre gostei e mas nunca tinha feito. Geralmente, tia Dóia que faz, nas festas de família. E é tão fácil, nem sei porque nunca tinha feito. Acho que é por causa do meu pré-conceito ou pós-conceito com ovo. Sei lá, ia sair uma vidinha dali, sempre fico meio assim de comer e também, às vezes, me enjooa bater ovos. No bolo, pavê ele fica misturado à tantas coisas, você esquece que é ovo.
Fiz no refratário quadrado, 20x20cm Você bate 4 claras em neve, acrescenta as 4 gemas, uma pitada de sal, Pimenta-do-reino,1/2 xícara de farinha de trigo e um pouco de Queijo ralado.
O recheio é mais moleza ainda. Alho refogadinho no azeite, 1 tomate sem pele e sem semente 1/3 xícara de molho de tomate, 300g de siri catado, sal, pimenta, 1 garrafa de leite de coco e, depois de cozido, cheiro verde.
Coloca um pouco da massa no refratário, o recheio, depois o resto da massa e decora com umas roldelas de cebola e tomate. Aí, Bonita, faz um refogado de abobrinha e batatas em conserva com cebola, manteiga e pimenta-do-reino. No final, acrescentei alcaparras e trinhas de tomates.
Jantei sozinha, fiquei pensando na morte da bezerra, coloquei a leitura em dia e fui para cama cedo.
Assinar:
Postagens (Atom)