terça-feira, 4 de maio de 2010

Casquinha de Siri

 

Já sei que abril acabou, mas o mês foi um tumulto só, mudanças e crises pra depois ficar tudo tão lindo (por hora) que só fiz cozinhar, postar que é bom, nada! Mas o Vitória é tetra do Estadual e tá lindoooo. Bom, entrando no tema central - focalize - Siri catado é o que há! Dá para fazer um mundo de receitas maravilhosas, com um sabor leve, mas marcante.  Tenho muitas receitas que levam siri catado, vou postar outra ainda essa semana. Essa receita é para Robson, Coleguinha de Trabalho por quem tenho um carinho muito especial. Ele é um amigo de verdade, de resenha, fofoca, assuntos sérios e pau para toda obra. Dois dias longe e já tô com xodade dele. Fico rindo sozinha com as besteiras que ele fala, e quando ele levanta uma sobrancelha? (olha ai uma palavra q nem todo mundo sabe escrever).
Ia até comprar uma daquelas paradas de barro, em forma de casquinha (cafonéeeeerirmas), mas nem rolou depois. 
*Nota: fazer um post sobre coisas cafonas, calma vocês vão entender depois!

500g de siri carado
2 tomates
2 cebolas
1 pimentão
cheio verde à vontade (que, na conversão das medidas, é bem mais que "a gosto")
1 garrafinha de leite de coco encorpado
azeite doce 
2 colheres de sopa de azeite de dedê
pimenta dedo de moça
sal a gosto


Temperos bem picadinhos e vai tudo para a panela, no azeite quentinho. Ah, tem que dar uma catadinha, mesmo no siri catado, pq sempre tem umas casquinhas que sobram...
Quando tudo estiver bem dourado, siri na panela, sal, leite de coco e a pimenta, pronto, cozinha ai, nesse caldinho. Deixe secar bem. Nem todo mundo sabe, mas o azeite de dedê vai quando a comida está totalmente cozida, você deixa só fervendo mais um tantinho e pronto, para o sabor ficar na medida. Farofa de azeite e tomate picadinho para acompanhar.

Nenhum comentário: