quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Torta Gelada de Chocolate com Maracujá



Eu já fiz uma, no aniversário da minha Mãe, ano passado. Mas essa é bem diferente e fica bem molhadinha por dentro. E o recheio? Um sonho. Era pra ser a torta de Dia das Crianças, mas passamos o dia inteirinho na rua,  fizemos tanta coisa legal e meu filhote ficou tão feliz! Zoológico, Museu, Almoço na casa da Bisavó, Cinema e Morango do Amor na Perini! Como não ficar feliz com tanta coisa boa?

Chocolate, Maracujá e Merengue. A flor do desejo do Maracujá! Maracujá é uma fruta tão exótica, de um sabor tão forte e marcante. Combina com doces e salgados, peixes, frango... Uma coisa linda demais. Eu adoro, aqui em casa sempre tem e Gui sempre fala a mesmíssima coisa: Maracujá acalma, né mãe? 
E aí, vc me pergunta: Tata, foi moleza de fazer? Médio, viu Bonita? Porque são quatro coisas diferentes para fazer. Que são simples, mas vão tomar um pouco do seu lindo tempo. Então, reserve pra fazer a receita num dia de alegria, felicidade e tempo de sobra! 

A massa que é aquela moleza linda, né? 

2 xícaras de farinha de trigo

1 xícara de chocolate em pó
1 colher de sopa de fermento em pó
1 colher de café de bicarbonato de sódio
6 ovos
2 xícaras de açúcar
1/4 de xícara de água fervente
2 colheres de sopa de óleo
Peneire a farinha, o chocolate o fermento e o bicarbonato e bata os ovos com o açúcar até obter um creme super fofo. Praticamente dobra de volume. Aí coloca os ingredientes secos e mexe com a espátula. Leve ao forno médio, em uma fôrma untada. 

Merengue
1 xícara de claras (aqui deu 3, mas depende o tamanho do ovo, use a medida da xícara p não errar)
3 xícaras de açúcar de confeiteiro (usei o light da união 50% menos um montão de coisas)
suco de 1 limão
Você bate na batedeira por 15 minutos. Aí, que eu fiz, dividi em 2 ,uma metade acrescentei suco de maracujá concentrado. Unta duas fôrmas com manteiga e farinha e leva ao forno até ficar levemente dourado.


Calda (Toque de mestre da receita)

2 xícaras de água
1 1/2 xícara de açúcar
1 maçã picada com casca
1 laranja descascada e picada
cravo-da-índia
pau de canela
Leva tudo junto ao fogo, até dar uma engrossadinha básica, que leva mais ou menos 10 minutinhos. Deixa esfriar, coe e reserve. 

Recheio e Cobertura
1 lata de leite condensado
100ml de suco concentrado de maracujá
1 lata de creme de leite.
 Leve o leite condensado com o suco ao fogo, mexa bem até engrossar. Acrescente o creme de leite e mexa sem parar até incorporar tudo!

Geleia de Maracujá
Polpa de 2 maracujás
1 xícara de açúcar
1 colher de sopa de maisena
só levar ao fogo até ficar cremoso.

Ufa! Tá tudo prontinho? Avisei antes, né??  Então vamos montar! Corte o bolo ao meio e regue a metade inferior com a calda, espalhe a metade do recheio e sobreponha a outra metade do bolo. Regue com o restante da calda. Espalhe o resto do recheio por cima do bolo. Coloque o merengue cortadinho em pedaços irregulares e decore com a geleia de maracujá! 




quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Cupcake de Cenoura com Chocolate




É Bonita, tô viciada em Cupcakes.  Dificilmente falta aqui em casa, tá virando a sobremesa do dia, quase todos os dias. Gui prefere o de morango, aí tem mais desse por aqui. Mas essa semana ainda vai rolar o de limão! Aguardem!

E hoje é Dia das Crianças, né? Então doces e Yakissoba não podem faltar aqui em casa. Tô querendo fazer um bolo de chocolate, suspiros e Maracujá, Porque a Tia Lore comprou um Imagem&Ação para Gui e a noite Promete. Essa Receitinha eu fiz no Chá da Tata e fiquei de passar a receita. Fica muito molinho, a textura é cremosa e suave. E cenoura pede chocolate, ou não pede?

A massa é bem simples. Dá pra qualquer um fazer. Ah, não sei se já comentei isso sobre Cupcakes, mas você precisa de uma forminha de papel especial, ela é amanteigada e permite que o bolo saia facilmente depois de assado. Na hora de assar, é bom colocar em uma fôrma para empadas ou de silicone, pois a massa fica líquida antes de assar e pode derramar e sujar seu lindo forno e a Neura da Limpeza vai ter que entrar em cena! 
Massa:
1/2 xícara (chá) de óleo
3 cenouras médias raladas
4 ovos
2 xícaras (chá) de açúcar
2 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó

No liquidificador você bate a cenoura com os ovos e o óleo, depois acrescente o açúcar e bata por cerca 5 minutos. Não adicione nenhum líquido nesse passo, ou vai ficar muito mole. Transfira a mistura para uma tigela e coloque o restante dos ingredientes misturando tudo, com a batedeira e por último o fermento que sempre deve ser misturado lentamente, com uma colher. Aí é só assar em forno pré-aquecido (180ºC) por 40 minutos.

A cobertura de Chocolate é aquela cobertura mesmo, que o chocolate fica durinho depois, que você derrete no banho-maria, conforme as instruções da embalagem.  Com uma colher, põe o chocolate por cima dos bolinhos frios. Aí você decora como achar mais belo e pronto.



terça-feira, 11 de outubro de 2011

Coquetel de Camarão


E o dia de hoje foi de mais receitinhas! E, com as férias acabando, meus dias de cozinha no meio da tarde vão deixar de existir, assim como as manhãs na praia! Que pena! Mas é a vida, fazer o que? Já estou louca de saudades de Simone Brasil e do café de Jô! Segunda tem trabalho...

Acordei meio tarde, arrumei a casa de manhã, saí as pressas de tarde, cheguei morta de fome com camarões frescos na geladeira e um calor de matar. Fazer o que né? Que nada mais é que um molho rosé geladinho com camarões ferventados. 

Você vai precisar de: 
20 camarões limpinhos, sem casca, mas preservando a calda. Tempere com sal a gosto e um pouco de pimenta-do-reino. Coloque aproximadamente 1,5L de água para ferver, e acrescente os camarões, deixando cozinhar por cerca de 2 minutinhos. Retire com a escumadeira e deixe esfriar.


Molho:
8 colheres de sopa de maionese 
8 colheres de sopa de creme de leite 
4 colheres de sopa de molho de tomate
4 colheres de sopa de conhaque 
Basta misturar tudo até a textura ficar homogênea. Aí leve a geladeira para ficar bem geladinho ou coloque gelo dentro da taça para servir e um recipiente com o molho por cima. Abra aquele vinho sucesso que você ama e don't worry be happy.

Bolinho de Arroz


Vou confessar uma coisa para vocês. Não sou chegada em arroz, não mesmo. Mas arroz é arroz, né? Sempre tem em casa, a maioria das pessoas come arroz e por aí vai. Sempre faço arroz e depois penso: Por que mesmo? E ele sempre acaba virado bolinho.  Bolinho é prático, fácil de fazer, evita o desperdício e, como toda fritura, eleva o colesterol, logo, aprecie com moderação.

Presumo também que estejam com saudades! De hoje que não ponho nada, né? E o fim de semana foi bem cheio, fiz moqueca de camarão, cupcakes e pão de gergelim, faltou um tantinho assim pra fazer Yakissoba! Desses, só não tem a receita da moqueca. Aí publico amanhã. Ahhhhhhhh! Ganhei um beijo de Calinhos Brown. Que sucesso, sou groupie! 

2 xícaras de arroz cozido (o meu era integral)
1 dente de alho amassado
1 colher de sopa de manteiga
1 ovo
1/2 xícara de farinha de rosca
1 pitada de sal (se necessário)
Cheiro verde a gosto

Amasse muito bem o arroz e misture os demais ingredientes. Aqueça o óleo e frite as colheradas. 
Dica importante, não mexa até formar a casquinha dourada, se não desmancha tudinho!  Deixe escorrer em papel toalha e é só servir.


quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Culinária Mexicana

Adorei a Feira do Empreendedor. Como o curso foi só de duas horas e era muita informação em pouco tempo, não deu para ficar no twt como eu havia prometido, mas vou fazer as receitas e ir publicando as dicas que recebi. Eu amei saber como usar os ingredientes, a forma de fazer a massa as quantidades, nossa. Foi perfeito. Infelizmente, não pude participar da palestra "Gastronomia como tendência de mercado" por causa do horário de Guilherme, mas hoje tem mais e quero aprender muito mais.

Essa primeira imagem são das principais pimentas utilizadas na culinária Mexicana. São desidratadas, devido a dificuldade de usar as frescas. São elas: Cayena e Chilli. O instrutor do curso foi o Cristiano Ribeiro, que também é instrutor no Senai/Senac. Durante os sábados de Novembro, o Senai vai promover o curso de culinária Mexicana, aos sábados. O custo é de R$ 100,00 e quem tiver interesse é só ligar.
Como meu interesse foi mais pelo lado pessoal, acho que essas duas horinhas já deu pra mim. Na grade de cursos tem um de Sushi e Sashimi e esse vai ser o meu curso em novembro.

Esta outra foto são de algumas receitas já pontas. O Cheff deu um toque nordestino a Machaca e usou carne seca desfiada. E eu acho isso o máximo. Adoro quando alguém traz personalidade e referências pessoais à comida, porque é isso que transforma uma receita qualquer na Sua receita.
 Foram feitas, no total 9 receitas. Guacamole, Salsa Mexicana (verde e vermelha) Feijão Refrito, Frango desfiado, Frango Rancheiro, Massa de tortilha (milho) Molho Santa Fé, Machaca e Molho Picante de Manga.

A medida que eu for preparando, vou passando todas as receitinhas para vocês e dando as dicas pra sua noite Tequila ser mais divertida. Eu  já até fiz alguma coisa de comida mexicana, mas as minhas receitas de internet passavam longe destas. Nada como estar junto de quem conhece ao fundo e aprender de verdade. Hoje tem mais! 

sábado, 1 de outubro de 2011

Espetinho Tomate-cereja

Opa, Tá Calor, Tá Primavera-verão. E antes do almoço é sempre bom uma entrada levinha. Manjericão, Tomate-cereja, Blanquet de Peru e Azeitonas. Regadinho no azeite extra-virgem.
;)

Estrelas de Chocolate




Antes que meu dia vire uma loucura de coisas para fazer, vou logo publicar essa receita tão aclamada no chá e depois no Facebook. Chegaram até a dizer que era PhotoShop! Hehe! A estrela de Chocolate foi um sucesso. Comprei esse conjunto de forminhas de silicone já tem um tempinho e já até publiquei aqui, eu fiz  Gateu de Chocolate com elas. Se você não tiver formas de silicone (Compra, Bonita, que vale demais) use a de forro removível ou aquelas para empada maiores, que saem com facilidade. Usar uma forma grande  comum pode quebrar. E nesse prato lindooooo da minha Dinda, ficou mais perfeito ainda, viu?

Exige um certo tempo para fazer tudo ficar super lindo. E vamos combinar, em forma de estrela fica mais complicado ainda. Dica, use uma forma rasa, se você for fazer em outro formato, porque se ficar muito alta, o recheio vai acabar derramando no prato. Bom, a Massa é de Negresco, Recheio creme de chocolate e Chocolate por cima, com castanhas de caju.

Massa:
3 pacotes de biscoito Negresco
100ml de creme de leite
5 colheres de sopa de manteiga sem sal

Eu tenho a sorte de ter filho pequeno que gosta de ajudar na cozinha, então ficou mais fácil. Abrir todos os biscoitos e retirar o recheio e depois amassar tudo para transformar em farofa. Ai depois você mistura os demais ingredientes e deixa descansar por uns 10 minutinhos antes de forrar o fundo da forma. Aí você usa a técnica de assar massas de biscoito que ensinei Aqui. Com os grãos. Eu fiz 5 estrelas, com essa massa.

Recheio:
200g de chocolate meio amargo (ou ao leite)
100g de creme de leite 
3 colheres de sopa de manteiga sem sal (manteiga digna e honesta)

Derreta o chocolate em banho-maria, junte o creme de leite e leve a geladeira por 2 horas. Aí você bate na batedeira junto com a manteiga, até formar um creme bem fofo. Recheia as estrelas e leva à geladeira.

Cobertura:
150g de chocolate para cobertura derretido em banho-maria.
 
Depois que a estrela estiver geladinha, coloque a cobertura e rapidamente o choque térmico vai endurecer o chocolate, então fique pronta para as castanhas de caju, se não ela não vai ficar grudadinha. Mantenha na geladeira por mais uns 15 minutos. O creme fica bem macio e saboroso e você vai fazer o maior sucesso!