Tá ai uma coisa que demorei para fazer bem. Pão! Antes, quando eu fazia pão, só dava pra comer na hora... Depois virava uma pedra sem noção!! Mas ai o tempo foi passando e fui tendo mais paciência pra coisa e hoje a história é bem diferente. Gosto muito de pão caseiro, sempre gostei. Recentemente comprei um livro só de pães. E tenho feito de muitos sabores, geralmente salgados (não sou o tipo de pessoa chegada num pão doce) a verdade é que, para fazer um bom pão caseiro é preciso tempo e ingredientes de qualidade. Mais nada.
Hoje, bem cedinho, preparei o pão de orégano e deixei fermentando enquanto arrumava a cozinha para ir ao mercado. Quando cheguei, coloquei no forno e pronto. Neste momento, estou preparando um antepasto de berinjela para acompanhar...
2 tabletes de fermento biológico
1 e 1/2 colher de açúcar
1/2 xícara de água morna
1/4 de xícara de azeite de oliva
1 ovo
sal a gosto
70 g de parmesão (de verdade) ralado
175g de farinha de trigo
farinha suficiente
O fermento vai com o açúcar e você mistura até formar uma pasta. Acrescenta a água morna e deixa descansar, coberto, por cerca de 10 minutos. Depois, o azeite, o sal, o ovo, mistura e, por último a farinha e o queijo. Deixa fermentar por 40 minutos. Vai acrescentando farinha aos poucos, até soltar das mãos. Amassando bem e sempre (que é o grande segredo do pão). Deixa descansar por duas horas (dá e sobra pra fazer mercado) e leva ao forno até ficar dourado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário