Tem coisa mais leve e gostosa ao mesmo tempo? Não tem. A culinária francesa é mesmo um encanto. É incrível como ovos, manteiga, leite e farinha de trigo se transformam em coisas maravilhosas e perfeitas. Realmente, um encanto! E suflê de queijo é realmente uma perfeição, nesses ramequins que deixam qualquer receitinha linda para levar à mesa. Ahhh! Pra mim não é qualquer notícia que abala o coração!
Unte os ramequins com manteiga amolecida e queijo ralado bem fino (Parmesão honesto pra você brilhar)
1 1/2 xícara de chá de queijo mussarela ralado
5 claras
3 gemas
1colher de sopa de manteiga
1 colher de sopa de farinha de trigo
1/2 xícara de leite
noz moscada a gosto
sal e pimenta-do-reino a gosto
Numa panela, aqueça a manteiga e, depois de derretida, a farinha de trigo. Deixe cozinhar por dois minutos, retire do fogo e coloque o leite de uma só vez, mexendo bem para não empelotar. Tempere com a noz moscada, o sal e pimenta-do-reino. Junte as gemas e misture bem.
Bata as claras em neve, até ficarem brancas, não pode ficar muito duras. Depois, misture ao creme e o queijo, vagarosamente, para não quebrar as claras e manter a leveza do prato. Despeje nos ramequins untados e leve para assar em banho-maria. Aqueça a água antes de colocar na assadeira, para ganhar tempo.
Pronto, não abra mais o forno até ficarem dourados. Lembre-se de servir logo, pois eles murcham depois de frios. Antes de servir, removi um pouco do suflê com a colher e recheei com uma colher de queijo catupiry pra arrasar de vez! Sim, a receita rende 4 ramequins de 9cm, ok?