terça-feira, 27 de abril de 2010

Coleção União

Falando em Receitas de Sucesso União, ai estão elas. Acho q são 6 ou 8, mas me interessei só por quatro, tem um fichário e você encaixa todas e blá, blá, blá. Fiz já a torta de banana e aveia (é feia, pq banana é feia qd amassa, mas muito gostosa) e a cheesecake de morango (frutas tropicais).
As minhas são: Docinhos de Festa/ Pavês e Charlotes/ Tortas doces/ Mousses e Sorvetes. Em breve, publico a torta de banana e farei outras receitas.As revistas estão à venda com a sua revendedora avon mais próxima.

Cheesecake??



Então, tô tentando achar a receita certa! Para ser a minha receita, mas ainda não foi desta vez e já fiz três diferentes. Uma da revista Cláudia Cozinha, outra peguei na Net e essa é da receitas de sucesso União. Ficou com gosto de Mousse e as outras duas, achei que o gosto da manteiga sobressaiu muito. Todas, absolutamente todas, estavam deliciosas, mas não eram cheesecake. Da União, em tese! Na União era de frutas tropicais (Manga, Goiaba e Abacaxi), eu usei morango porque eles estavam lindos no mercado. Ah, eles aconselharam a não usar kiwi, que não permite gelatificação.

1 pacote de gelatina de Morango
150 ml de Água Gelada
150 ml de Água Fervente
1 caixa de Morangos Frescos
150g de Cream Cheese
1 pacote de gelatina sem sabor já hidratada
1 xícara de Leite
1/2 xícara de Açúcar
1 lata de creme de leite
1 colher de essência de baunilha (acho que foi ai que matou o cream cheese)

Dissolva a gelatina de morango na água fervente e depois misture a gelada. Disponha metade da gelatina na assadeira e leve à geladeira, para ficar firme. Coloque os morangos fatiados sobre a gelalatina e depois, a outra metade e leve à geladeira novamente.
Leve todos os ingredientes ao liquidificador, misture e disponha sobre a gelatina endurecida. Para desenformar, passe a faca nas laterais, aqueça a assadeira por alguns segundos no fogão, bem rapidinho mesmo e vire. Fica Linda e Deliciosa, mas é Mousse!!! =/
Vou levar para casa, no fim de semana, uma receita da Nigella. Também tem uma que peguei no site da Tok&Stok (quero morar lá) e a busca continua.

Doido de Varrer

Me pede
Promete
Devolve
Vacila
Se enrola
Me deixa
E agora você vem dizendo
Que ele já era assim quando eu cheguei

Me liga
Discute
Desliga
Irrita
Arrepende não há quem aguente eu já até vendo
Numa hora dessas eu vou me aborrecer.

Se eu continuar falando dele
Não é hoje que eu vou terminar
É doido de varrer
Mas sabe me aquecer
Ele sabe me levar
É lindo de se ver
Só me faz ferver
Ele sabe incendiar.

Se eu falo os nossos problemas
Ele me manda parar e diz:
A vida é curta pra ser pequena amor
Não vale a pena reclamar.



Apesar de nunca ter comentado nada, nem com amigos ou família ou com o próprio Namorado, essa música sempre me faz pensar nele. O jeito dele ser, os problemas dele e todo o esforço que ele faz pra não me deixar triste nunca, porque eu fico triste com qualquer bobagem mesmo. Sou cheia de vontade, vou fazer o quê? Não, eu não quero mudar! Gosto de ser cheia de vontades. Ele já era assim quando cheguei e sempre digo que uma hora dessas eu vou me aborrecer, mas ele não precisa mudar. É assim, do jeito que ele é, que ele me encanta.
Bolinho de peixe é a receita que vou fazer para Eduardo. Mesmo ele sendo louco por doces, sobremesas, açúcar em geral. Bolinho de peixe faz parte da nossa história. Foi a primeira vez que cozinhei para ele e fez um dos elogios mais lindos que já recebi. Quanta bobagem de garota apaixonada! Vamos à receita!!

*Outra, minha mão ficou tremida nesse fim de semana! as fotos estão quase todas sem foco... hunf!

200g de Namorado
150g de Atum Enlatado
1 ovo
1 xícara de farinha de rosca
1/2 cebola picada
3 dentes de alho
Azeite
Cheiro verde picadinho
pimenta
sal






Eu uso o peixe ferventado, mas tem gente que faz com ele cru mesmo. Muitas vezes, uso o peixe que tem em casa... Sobras do almoço, sabe? Desfie e cate as espinhas e depois misture o atum.  A parte, refoge a Cebola e o Alho no azeite. Misture todos os ingredientes e faça as bolinhas. Frite em óleo bem quente.

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Boliviano

A Casa da Dinda é o Lugar da Resenha! E essa receita é para minha Dinda. Bohemia Gelada, Belisquetes, Churrasco no Bafo dia de Domingo, Eu, Lore, Minha Dinda, Risadas que não acabam mais e sempre tem umas visitas... Cozinhar? Bem, cozinhar, minha Dinda não cozinha, mas nem por isso deixa de ter coisas gostosas para comer lá! Tava rolando sempre uns salgadinhos que sobraram do niver de Carol (minha prima gata), mas acabaram.

Ai fiz o recheio do Boliviano em casa e a massa (coringa para frituras em geral) foi feita lá na Casa da Dinda mesmo. Com essa massa, dá para fazer mais ou menos uns trinta, trinta e cinco.

Massa:
3 xícaras de Farinha de Trigo
3 xícaras de leite
1 colher de manteiga
1 ovo
Sal
A massa é uma onda, porque parece que empelotou tudo, perdeu e que não vai prestar mais para nada. Mas nada de desespero. Você mistura os ingredientes e leva ao fogo e deixa cozinhar, sempre mexendo (colher de pau, de preferência) vai formar uma crostinha no fundo da panela e vai embolar mesmo. Depois de fria, você amassa bem, até ficar lisinha e está pronta para receber o recheio.



Recheio:
400g de carne moída
1 cebola picada
1 tomate picado
1/2 pimentão amarelo
2 dentes de alho amassados
cheiro verde 1/2 xícara de passas
1/2 xícara de azeitonas verdes picadas
pimenta-do-reino a gosto
sal a gosto
azeite

 Refogue os temperos no azeite e depois a carne moída, o sal e a pimenta e deixe cozinhar até secar a água. Acrescente a azeitona e as passas, acerte o sal e tire do fogo.

Deixe esfriar, e modele a massa, adicione o recheio e passe na farinha de rosca. Frite em óleo bem quente e, após escorrer o óleo, passe numa mistura de açúcar com canela em pó. Abra uma cerveja gelada e fofoque por muitas horas!

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Escondidinho de Camarão

Muita gente ficou sem saber o que pedir! Ahhh! Escolhe você, adoro tudo que você faz... (aquela coisa, ?)
Então fiquei pensando o que era a cara de quem. Goro foi uma dessas pessoas e escolhi escondidinho de camarão para ele. A gente se fala por e-mail e msn já faz um tempão, ele foi p Austrália, levou um tempão lá, voltou....
Quando eu estava fazendo o escondidinho, coloquei meu CD autografado da Tio Barnabé para tocar. As outras barnabetes podem falar diferente, mas Toda Linda é a música mais "a cara" da Tio. Então, vem, vem, vem, vem meu amor....
E camarão tem aquela coisa também, um mundo e camarão vira menos da metade rapidinho, cata e depois cozinha... some. Mas é tão maravilhosamente perfeito e vale, fácil! Fui na feira de Itapuã e nem tinha, nesse dia, o camarão grande, tinha só o médio. O quilo foi R$ 10,00 e o siri catado foi  R$18,00, mas ficou tudo por 30 reais.
Escaldado de Camarão:
1 e1/2 kg de Camarão catado e limpo
3 Cebolas grandes (cebola nunca é demais, Bonita)
2 Tomates
1 Pimentão
Sal a gosto
Coentro e Cebolinha a vontade
coloquei um pouquinho de gengibre ralado também.

temperos na panela com azeite, refoga tudo direitinho, joga o camarão na panela e escalda tudo até ficar pouquinha água.



Pirão de Aipim:
700g de aipim cozido
1 vidro de leite de coco
1 e1/2 xícaras de leite
1/2 xícara de farinha de mandioca
2 colheres de sopa de manteiga
sal e coentro a gosto

Bate tudo no liquidificador, com um pouco da água do cozimento do aipim, fica bem cremoso e vá acertando o sal  e acrescentando alguns fios de azeite, mexa até a farinha ficar bem cozida.

Para a montagem, unte o refratário com manteiga apenas, uma camada de pirão, o escaldado e outra camada de camarão.
para finalizar, coloque fatias de queijo por cima e fechou. forno bem rapidinho, só pra dourar e pronto.

As coisas, em abril, sairam um pouco dos trilhos e muito atrasada! tem um monte de receita prontinha já que não postei ainda, mas semana que vem o Mundo Gira direitinho.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Petiscos de Pão Árabe

ALHO + AZEITE + ORÉGANO + ALECRIM + PIMENTA + MACHUCADOR + FORNO
Corte o pão em seis fatias triangulares, machuque os temperos e disponha sobre o pão. A estrada é muito deliciosa e picante. Nem precisa de patê e nem nada, mas se você quiser, use um da sua preferência.


Torta de Crocante de Maçã


Essa Receita é para meu Gui. Depois de muitos transtornos causados pela chuva fiz a receita favorita do meu filhote... O balneário ecológico de Lauro de Freitas ficou totalmente ilhado, mas os rios já baixaram e a vida está voltando ao normal.
Em dois dias, ele devora toda. Fico até sem jeito de comer, porque ele gosta tanto, acabo deixando para ele. Fiz também salada de frutas, que ele já vinha me cobrando faz um tempo, pois sempre tinha na geladeira e de uns tempos para cá, deixei de fazer.

Massa:
1 pacote de biscoito banana com canela Triturado
2 colheres de sopa bem cheias de margarina

Recheio:
2 maçãs fatiadas
2 colheres de sopa de flocos de aveia
2 colheres de açúcar

Farofa crocante
1/2 xícara de farinha de trigo
1 colher de sopa de margarina
1 colher de sopa de açúcar
Forra a assadeira com a massa, dispõe as maçãs e a farofa por último, leva ao forno até ficar bem douradinha, cerca de 30 minutos.



terça-feira, 13 de abril de 2010

Pavê de Chocolate



Todo mundo tem uma receita de pavê de chocolate. Minha mãe fazia um que ficava no freezer, quase um sorvete, que tinha uma camada de leite condensado, uma de chocolate com biscoito triturado e outra de creme de leite. De vez em quando, eu até faço essa, mas ficar no freezer não muito a cara de pavê, é cara de Tiramissu.
E sempre faço variações, principalmente para banhar o biscoito champagne. Licor de menta, Péssego, Laranja, café, etc, etc. Acaba sendo a mesma receita com sabores bem diferentes. Essa receita foi o Luiz Cláudio que pediu e contou a história de quando ele trabalhava em Natal. Ele ia almoçar no restaurante só por causa do Pavê de Chocolate. Engraçado foi que, quanto eu mandei o e-mail, tinha certeza das receitas de muitas pessoas, mas depois elas escolheram coisas completamente diferentes do que eu previa, e Luiz foi uma dessas pessoas, tinha certeza que ele ia escolher uma coisa salgada...
Então, vamos à receita:
 Creme trufado de Chocolate:
1 barra de chocolate meio amargo
1 dose de rum
1 lata de creme de leite
1/2  xícara de leite
Leva ao fogo até o chocolate derreter completamente e reserve.



Creme de Baunilha:
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite
1/2 xícara de leite
1 ovo
1 colher de sopa de farinha de trigo.
1 colher de sopa de baunilha

Mistura todos os ingredientes e leva ao fogo até engrossar.

Molho:
100 ml de rum
1 colher de sopa de baunilha
Passe uma caixa de biscoito champagne na mistura levemente, e forre o fundo do refratário.
A montagem é bem simples, uma camada de biscoito, creme de baunilha, outra camanda de biscoito e o creme trufado de chocolate. Leva à geladeira por duas horas.

Abobrinha Crocante

 
No natal do ano passado, comprei livrinhos da coleção Comendo Bem e com Saúde, bordei um pano de prato e presentei minhas tias. Fiquei com um deles para mim, Risotos e Acompanhamentos. Tem muitas receitas deliciosas e sempre uso alguma delas, para equilibrar as calorias do dia-a-dia. Os livros são do chef André Boccato, as receitas são simples e muito saborosas. Segui a receita quase que completamente, para fazer a Abobrinha de forno. Subistitui o Queijo Ralado por Coco Ralado e, na hora de temperar a Abobrinha, substitui o orégano e o alecrim por Hortelã e Pimenta do Reino Moída. E a receita é para o Meu Tio Silvar,  que passou a seguir o meu blog recentemente e não come carne  faz mais de  um ano, salvo o engano.  
Basta fatiar a  Abobrinha no sentido do comprimento, temperá-la com um pouco de sal, Vinagre, Hortelã , Pimenta do Reino e Alho, machuquei  alguns e outros foram quase inteiros mesmo.

Num outro recipiente,  Misture uma xícara de farinha de Rosca, 150g de Queijo Minas Frescal e 100g de Coco Ralado. 
                                        

1 e 1/2 xícara de Molho de Tomate e, num refratário, coloque um pouco de azeite doce, uma camada e Abobrinha, uma camada de Molho e uma camada da mistura de Queijo e Coco. Repita e repita a montagem e finalize com uma camada de  Queijo e Coco. Leve ao forno por 25 minutos fica bem douradinho, a Abobrinha fica muito macia, mas não desmancha... Muito Saborosa!

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Mousse de Chocolate

Ainda celebrando a festinha de ontem, fiz um mousse de chocolate para as fofas recepcionistas, que não podem ficar de cococó na sala dos outros e cantando parabéns etc e etc, acho q já falei sobre isso.... enfim!


A receita é bem simples:
2 barras de chocolate meio amargo (aquela grande, esqueci qts gramas tem)
2 caixas de creme de leite
2 gemas
1 xícara de leite
1 dose de rum
1 pacote de gelatina sem sabor
claras em neve (das gemas, sacou?)

Na verdade, eu dereti os bizilhões (e isso existe?) de ovos de páscoa que Guilherme ganhou, mas como não era meio amargo, coloquei 2 colheres de sopa de chocolate em pó. Mistura todos os ingredientes, com excessão da gelatina e das claras em neve. Leva tudo ao fogo, até derreter o chocolate e engrossar um pouquinho. Hidrata a gelatina, mistura  e bate tudo no Liquidificador. Transfere para um recipiente e depois mistura as claras em neve. Leva à geladeira e tá pronto.

Banana Real para Lore

Essa é a receita de Lore, minha irmã. Ela adora muito Banana Real, eu gosto mais ou menos. Gui também gosta muito, muito. Usei massa folheada pronta. Fatiei a Banana da Terra e Rechei a massa com duas fatias de banana e fecha com o garfo, dos dois lados. Agora é só fritar em óleo bem quente, escorrer em papel-toalha e passar numa mistura de açucar com canela em pó. 
Prontinha pra comer,é gostosa quentinha, da hora e também depois de fria....

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Café-da-manhã mais bonito

Tomar café-da-manhã no trabalho, entre muitas risadas, já tinha virado um hábito. Mas comer em vasilhas plásticas, guardanapo de papel e tomar café em copo plástico tava acabando comigo! Então, minha primeira providência no mês de abril foi comprar as xícaras e pratos, ai o café-da-manhã continuou divertido e ficou bonito. Ali no cantinho ó, tá o mousse de chocolate. As meninas da recepção do prédio onde trabalho não podem deixar o posto para comer bolo, cantar parabéns... aí, fiz mousse de chocolate ontem e hoje trouxe um para cada, em comemoração ao meu aniversário. A receita??? Amanhã, tá?
* falta só a toalha de mesa. Vou procurar uma na medida!

Empanada de Linguiça Toscana

 Bom, o mês de abril demorou um pouco pra começar. Recebi e-mails, telefonemas, gente me encontrando pelos corredores, MSN...Todos muito fofos e ainda dá tempo de pedir a receita. Já fiz um monte, mas não tinha postado nenhuma!!
Essa Receita é de Katiliana! Na verdade, muita gente pediu essa receita, então, vou fazer com os dois sabores mais pedidos. Linguiça e Sardinha. Essa foi p o meu niver, rolou uma festinha no trabalho e talz.

Recheio
5 dentes de alho
2 colheres de sopa de óleo
5 linguiças toscanas sem a pele
150 ml de cerveja
cheiro verde (coetro, cebolinha, hortelã)
pimentões amarelos e vermelhos em conserva
azeitonas fatiadas

Massa
500ml de leite
2 copos americanos de farinha de trigo
2 ovos
1/2 xícara de azeite
2 colheres de sopa, bem cheias, de requeijão cremoso
2 colheres de chá de fremento em pó
sal (pouquinho, tá?)

Eu começo pelo recheio, põe o alho para dourar, depois, coloca a linguiça. Aí abre uma skol bem gelada e coloca os 150ml na panela e deixa cozinhar ali, na cerveja mesmo uns 15 minutinhos. sobe um cheiro muito bom. Agora você pega um copo e coloca o resto da skol e bebe. Depois, fatia o cheiro verde, os pimentões e joga tudo na panela.
Bate todos os ingredientes da massa no liquidificador. Como vocês notaram, não sou muito de queijo ralado. Acho que tem um sabor muito forte e não dá pra sentir o gosto de mais nada, já requeijão cremoso deixa a massa mais suave e leve, mais saborosa. Unta a forma, metade da massa, recheio e mais massa.
E aí, Bonita, é só esperar meia horinha no forno, se tiver mais do que uma skol.... Sucesso!
Sabe qual cerveja também fica muito boa com toscana? Bock! depois vou passar a receita de uma trouxinha de toscana com acelga.