quarta-feira, 28 de março de 2012

Suflê de Queijo



Tem coisa mais leve e gostosa ao mesmo tempo? Não tem. A culinária francesa é mesmo um encanto. É incrível como ovos, manteiga, leite e farinha de trigo se transformam em coisas maravilhosas e perfeitas. Realmente, um encanto! E suflê de queijo é realmente uma perfeição, nesses ramequins que deixam qualquer receitinha linda para levar à mesa. Ahhh! Pra mim não é qualquer notícia que abala o coração!

Unte os ramequins com manteiga amolecida e queijo ralado bem fino (Parmesão honesto pra você brilhar)

1 1/2 xícara de chá de queijo mussarela ralado
5 claras
3 gemas
1colher de sopa de manteiga
1 colher de sopa de farinha de trigo
1/2 xícara de leite
noz moscada a gosto
sal e pimenta-do-reino a gosto

Numa panela, aqueça a manteiga e, depois de derretida, a farinha de trigo. Deixe cozinhar por dois minutos, retire do fogo e coloque o leite de uma só vez, mexendo bem para não empelotar.  Tempere com a noz moscada, o sal e pimenta-do-reino. Junte as gemas e misture bem.

Bata as claras em neve, até ficarem brancas, não pode ficar muito duras. Depois, misture ao creme e o queijo, vagarosamente, para não quebrar as claras e manter a leveza do prato. Despeje nos ramequins untados e leve para assar em banho-maria. Aqueça a água antes de colocar na assadeira, para ganhar tempo. 

Pronto, não abra mais o forno até ficarem dourados. Lembre-se de servir logo, pois eles murcham depois de frios. Antes de servir, removi um pouco do suflê com a colher e recheei com uma colher de queijo catupiry pra arrasar de vez! Sim, a receita rende 4 ramequins de 9cm, ok?


Biscoitos Amanteigados de Limão



Meu dia hoje começou mais ou menos assim, com biscoitinhos caseiros para animar o dia.  Adoro biscoitos feitos em casa, com cortador e tudo mais. Bem lindos, lógico. Hoje de manhã, foi só preparar um chá silvestre e pronto. Bom Dia pra todo mundo!


Ingredientes
1/2 xícara (chá) de açúcar
200 g de manteiga 
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
raspas de 1 limão
1 colher de sopa de mel
manteiga e farinha de trigo para untar e polvilhar






Unte três assadeiras grandes com manteiga e polvilhe farinha de trigo e depois misture todos os ingredientes até obter uma massa lisa. Abra a massa e com o cortador da sua preferência, faça os biscoitos, enquanto isso,  preaqueça o forno a 180ºC. 
Depois transfira os biscoitos para as assadeiras, lembrando de deixar espaço entre eles para que não grudem ao assar e asse por 15 minutos ou até que estejam dourados.

Depois de prontos e frios, usei cobertura para chocolate branco com o saco de confeitar e decorei com raspinhas de limão.


domingo, 25 de março de 2012

Bacalhau à Lagareiro


E aí, gente linda? Como vão os preparativos para a Semana Santa? Vou dar várias sugestões de pratos principais e sobremesas bacanas pra servir na reunião de família. Essa receita é típica do Norte de Portugal. Originalmente era preparada para provar o azeite na época da sua elaboração no lagar, local de prensagem das azeitonas. O nome "Lagareiro" é uma referência à tradição.

E lógico, que tem meu aniversário chegando, bem na sexta-feira santa, então vão preparando os pedidos para as CONVERSAS DE ABRIL. Para quem não conhece, para celebrar meu aniversário, faço receitas favoritas dos leitores e amigos e publico no blog.

Vamos começar de Bacalhau então, né?  Bacalhau é jogo na Semana Santa. E tem vários jeitos de servir, saladas, prato quente, enfim uma variedade enorme.  O truque para demolhar é usar água com gelo, e sempre que trocar, acrescentar mais gelo. 24 h é o ideal, mas você vai avaliando o tanto de sal.

Bacalhau
800g de bacalhau dessalgado e cortado em 4 pedaços
8 batatas pequenas
8 mini cebolas 
6 dentes de alho
Sal grosso a gosto
1 pimentão verde cortado em tiras
1 pimentão amarelo cortado em tiras
1 pimentão vermelho cortado em tiras
Azeite a Gosto

Vinagrete
2 tomates cortados em cubos
1/2 cebola picada
1 pimentão verde picado
azeite
vinagre de vinho branco
azeitonas
salsa picada

Coloque as batatas, cebolas e o alho no refratário e leve para assar, temperadas com sal grosso e regadas com azeite, cobertas com papel alumínio por 15 minutos. Depois, acrescente o bacalhau  na travessa, acrescente os pimentões e leve novamente ao forno novamente, por mais 10 minutos, dependendo da espessura do bacalhau. Prepare a vinagrete, misturando tudo e temperando. 


segunda-feira, 19 de março de 2012

Pão de Gergelim Negro



Casa cheirosa, pão no forno, fim de tarde gostoso. Estudar com um pão caseiro e fresquinho é tudo de bom no mundo. Combina com café, né? Vou parar de dizer que vou parar de tomar café porque tá óbvio que não vou parar. Então, estou só diminuindo o café. Mas nesse dia estava fazendo muito calor e fiz um suco de abacaxi e ficou uma delícia também. Meus estudos estão uma coisa de doido e minha preguiça está dando espaço à força de vontade. Fazer pão é só paciência, é só cuidado. 



2 tabletes de fermento biológico
1 e 1/2 colher de açúcar
1/2 xícara de leite morno
1/4 de xícara de azeite de oliva
1 ovo
sal a gosto
175g de farinha de trigo
20g de gergelim negro
farinha suficiente

Misture o fermento com o açúcar até formar uma pasta. Acrescente o leite morno e deixa descansar, coberto, por cerca de 10 minutos. Depois, o azeite, o ovo, o sal e por último a farinha. Deixa fermentar por 40 minutos.  Vai acrescentando farinha aos poucos misturando, amassando bem,  até soltar das mãos e ficar um pouco elástica. A quantidade de farinha é variável porque deve soltar das mãos e atingir o ponto elástico. Deixa descansar por duas horas, passa para a forma e coloca o gergelim por cima e leva ao forno até ficar dourado. 

Brownie


E tem coisa melhor pra animar uma meninha triste (eu) que chocolate? Não tem. A semana foi puxadíssima, aliás, as últimas semanas foram bem complicadas. Escolhas loucas, acidentes, febre... enfim. 
A estagiária mais mara do mundo, Simone Brasil, estava louca atrás da receita de brownie dos sonhos. Quando os problemas aparecem, corro logo para o livro de receitas, pra relaxar e pensar na melhor maneira de resolver tudo. Se funciona? A ansiedade diminui e consigo enxergar melhor as coisas, então, funciona pra mim. Acho que cada um acaba buscando seu jeitinho de resolver as coisas.

Tomei mundos de café também esses dias todos e dei uma parada (começando hoje). A receita de brownie é uma coisa dos sonhos mesmo. Crocante, macia e cheirosa que só ela. Usei chocolate amargo  - 53% cacau - e tudo ficou equilibrado. Usei Amêndoas, castanha do Pará e Avelãs, que eu tinha na dispensa. Aí você usa o que tiver na sua, desde que some 170g.

Ingredientes:
200g de manteiga
170g de chocolate meio-amargo
3 ovos
1 1/2 xícara de açúcar
2 xícaras de chá de farinha de trigo
1 colher de chá de fermento
170g de nozes, castanhas, avelãs ou o que você tiver

Preaqueça o forno a 180° e unte uma assadeira com manteiga e farinha porque o é jogo rápido para preparar.  Faça um banho-maria para derreter o chocolate, você aquece a água até que comece a formar bolinhas de fervura e desliga. Aí encaixa a outra panela, com o chocolate bem picado e mexe até derreter. Depois, mistura a manteiga e reserva.

Na batedeira, junte os ovos e o açúcar até formar um creme bem fofo. Com a espátula, misture o chocolate e a manteiga bem aos poucos, por causa da temperatura. Se jogar de vez, cozinha os ovos e perde o ponto.
Faça o mesmo com a farinha de trigo, o fermento e depois acrescente as castanhas. Transfira para a assadeira untada.

Para assar, é cerca de 20 minutos e todo o segredo está aí. Vai formar uma crosta por cima e ficar bem úmido também. A aparência é de bolo cru. Pronto.
Pra servir quentinho, com sorvete, tem que esperar esfriar e esquentar novamente porque ele precisa de um tempo para ser desenformado. Ok?
A Receita é da Rita Lobo, do meu livro Panelinha, Receitas que funcionam.






sexta-feira, 2 de março de 2012

Torradinha com Catupiry e Cebolinha


E aí começa tudo de novo. E conhecer, conversar. Acho uma delícia! Adoro quem nunca comeu da minha comida. Fico feliz, lisonjeada, ansiosa com toda a expectativa de receber o novo, sabe? E eu estou curtindo demais isso. E planejar o cardápio, a entrada, prato principal, abrir um vinho gostoso e comer uma sobremesa deliciosa. Sou eu. Antes de tudo isso, fiquei folheando meu livro enorme do Panelinha para escolher uma sobremesa linda para o almoço da minha irmã, que está indo pra BH fazer doutorado.
É tão estranho isso, outro dia ela era tão pequena e agora ela é um sucesso. Eu estou tão triste e feliz ao mesmo tempo, nem sei explicar direito. Salvador está tão pequena para o talento dela, que esses quatro anos de Doutorado vão ser apenas o começo e vai ser muito estranho não tê-la aqui. Bom, deixa eu passar a recita porque meus olhos já estão enchendo d'água.

Gosto de fazer patês e cremes com Catupiry ou Iogurte Natural, não sou das mais chegadas em maionese. Tem muita gordura e pouco sabor, acho que acaba não valendo a pena, no fim das contas.  E como o jantar era Lasanha, mais pesado, optei por uma entrada mais leve. Fiz torradas comuns, utilizando pão de forma e e um cortador para biscoitos redondo, porque a beleza também põe a mesa.  Para o creme, basta apenas misturar bem os ingredientes, até ficar uniforme. Coloquei o creme sobre a torradinha com uma colher de sobremesa, e decorei com coentro e azeitonas. Essa receita rende 16 unidades e eu usei 4 fatias de pão.  A mesa ficou super linda e saiu tudo como o planejado.

O Creme de Catupiry:
3 colheres de sopa de catupiry
2 colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem
Sal 
cebolinha picada


quinta-feira, 1 de março de 2012

Dadinhos de Tapioca

Essa receita é do programa "Brasil na Panela", do canal Bem Simples. E eu amo tapioca, não é novidade para ninguém. E é um aperitivo super delicioso, que vai muito bem com uma cerveja gelada, em dias de calor. Mesmo com o verão no finalzinho, o sol não se tocou de nada disso e continua o maior calor de doido em Salvador. Aposte nesta receita diferente e fácil de fazer para receber os amigos.

500ml de Leite
2 xícaras de tapioca granulada
100g de queijo parmesão
sal a gosto

Aqueça o leite com o sal, antes de levantar fervura adicione a tapioca e mexa para hidratar bastante.  Quando a tapioca estiver amolecendo, cerca de 5 minutos, adicione o queijo e mexa até derreter completamente. Transfira para um refratário. Depois de fria, cerca de 30 minutos, corte em cubinhos e frite em óleo quente, até dourar.