terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Salmão com Alecrim e Feijão verde



Não sou alucinada por Salmão que nem as pessoas não, sem mentira nenhuma. Acho ele um peixe que não pega muito o sabor. Mas sou o tipo de pessoa que vai ao mercado, com um cardápio meio que montado e
vou olhar o que tem de lindo. Gosto de comida fresca e bonita. Muitas vezes você vai toda querendo uma coisa e não encontra. Antigamente, sabe o que eu fazia? Ia pra outro mercado! E ficava zanzando até achar de teimosa que sou! Aí mudei (Que precisa, né? E muito).

Cheguei para comprar peixe para um dia de saúde, tinha vermelho todo miudinho, atum enorme e um salmão lindo e mais que lindo! Aí fui de Salmão, em posta, todo prontinho já. Cheguei no horti-fuiti e tinha alecrim fresco? Fechou pra mim, né?

Temperei com limão e sal e enfiei os raminhos de alecrim no peixe e deixei marinar por cerca de 30 minutos. Acrescentei um tantinho só de azeite de oliva e levei ao forno por 20 minutos.

O feijão verde super tranquilo também.  Duas cebolas, Dois tomates, 6 dentes de alho, coentro a gosto e sal. Pique todos os temperos e refogue até começar a desmanchar. Nesse ponto, leve ao liquidificador e bata rapidamente. Acrescente 2 xícaras de água, acerte o sal e deixe o feijão cozinhar no tempero por 25 minutos.

Foto de celular, grata pela compreensão!




segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Refogado de Camarão


Quer mais moleza que isso? Cozinhar os seus legumes disponíveis na geladeira e refogar um camarãozinho... ai ai, morena, ai ai! Camarão já é saboroso por si mesmo e não precisa de quase nada. O meu favorito é refogado mesmo, que fica leve, simples e saboroso que só ele. Muitas vezes, enche de tanta coisa que o sabor se perde. Aqui em casa, sempre tem, de todo  e qualquer jeito mesmo.

Temperinhos suaves. Limão, sal e coentro. Essa é a combinação básica para mim. Usei meio quilo e deu para duas pessoas comerem bem! Depois de tratados e limpos, basta deixar um tantinho no limão com sal. Picar 8 dentes de alho, cortar uma cebola e um tomate. Doure a cebola no azeite de oliva, acrescente o alho, deixe dourar bem e coloque o camarão. Espere reduzir a água, acrescente o tomate picado e o coentro, tampe a panela por uns instantes e desligue o fogo. O ponto do camarão é bem rosado e macio. coisa que 10, 15 minutos tá pronto, sempre em fogo baixo. Logo que a água começar a secar, desligue e tampe. Bem simples e prático.

Cozinhe seus legumes favoritos no vapor, com um tantinho de sal. Regue com azeite antes de servir e deixe o seu dia-a-dia mais saboroso.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Creme de Baunilha com Morangos, Amêndoas e Chantilly


Me conta aí, do título: Tem como não prestar? Foi a Sobremesa do ano novo. E é básico demais! Simples, rápido de fazer e pra quem gosta de doces bem docinhos mesmo!

Creme de Baunilha:
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite
2 gemas
Essência de Baunilha
1 Dose de rum
Misture todos os ingredientes na panela e misture em fogo brando, mexendo sem parar até engrossar. O ponto é de creme mesmo. Não deixe ficar muito duro.

Geleia de Morango (aquela de sempre)
2 caixas de Morangos picadinhos
1 colher de sopa Vinagre Balsâmico
3/4 de xícara Açúcar
                                                      Leve ao fogo e deixe cozinhar por 5 minutos.

Chantilly - Usei o de caixinha mesmo, só colocar para gelar e bater na batedeira.

Montagem:
Creme de Baunilha, Amêndoas laminadas (200g), Geleia de Morango e o Chantilly.
Leve à geladeira por 2 horas e está prontinho para servir. 


Refogado de Frango com Cuscuz


Conversas Básicas. Muita gente precisa, né? Porque, sabe-se lá porque... Sempre deduzi que quem procura um blog de culinária sabe cozinhar. E muitas vezes, não é o caso. Aí muita gente não consegue reproduzir as receitas, justamente por faltar-lhe o básico. Mas dá pra mudar a cara do básico, né?
Troquei o arroz pelo cuscuz e deu uma incrementada no prato. Acrescentar nozes, amêndoas no arroz também dá um sabor bem legal. Agora, dez dicas fofas desde o mercado.

  1. Use alimentos frescos e evite abarrotar a geladeira de comida. Esse hábito de estocar comida é meio desnecessário, as coisas envelhecem, perdem o sabor e a validade! Compre alimentos para a semana, novinhos e corra do congela, descongela.
  2. Verifique embalagens, a limpeza, os rasgos, amassados e é lógico, o prazo de validade. Assim fica mais fácil começar.
  3. Quanto menos industrializados, melhor. Evite, leia o rótulo, descubra do que é feito e quanto mais nomes complexos, pior para sua saúde. 
  4. Tomate e Cebola nunca são demais, são os temperos que dão sabor e não caldo em cubinho! Esse é o lema na cozinha.
  5. Crianças, essas lindas, comem tempero sim se você comer. Criança imita tudo. Os hábitos alimentares de casa são no dia-a-dia. Não adianta nada você querer impor a política do brócolis se você só come batatas fritas.
  6. Use pouco sal. A comida não precisa ter sal para ser saborosa, deixe outros sabores brilharem também.
  7. Ao cozinhar, dedique-se somente a isso. Limpe a cozinha antes de começar e atenção exclusiva. Use um timer para que nada passe do ponto.
  8. Assar sempre é melhor que fritar. Logo, ponha o forno para trabalhar. Ele é mais rápido, deixa o alimento com menos gordura e muito mais saudável.
  9. Sinta prazer a cada refeição e supere os erros. Você não vai ser uma grande Chef da noite para o dia. Não vá com tudo para cima das panelas. E se você estiver começando agora, siga a receita direitinho para evitar problemas. Com o tempo, vá colocando seu jeitinho nos pratos.
  10. Quando for receber visitas, faça algo que você está acostumada e que seja gostoso, para não ter surpresas desagradáveis e morrer na pizza.


Vamos para o básico?
Refogado de frango
1 peito de frango cortado em cubinhos
Suco de 1 limão
2 cebolas médias
3 tomates
6 dentes de alho
Coentro
Cebolinha Verde
Sal
Pimenta-do-reino

Tempere os cubinhos de frango com sal, pimenta e o suco de limão e deixe marinar por alguns minutos. Corte todos os temperos em cubos grandes. Na ordem: Azeite quente, Cebola, Alho, Tomate, Cheiro verde e sal. A cebola deve ficar transparente, o alho levemente dourado e o Tomate desmanchar na panela. Aí, retire mais da metade dos temperos e bata no liquidificador. Aí é só jogar o frango e deixar cozinhar.

Cuscuz com Ovo e Queijo
Põe o floco de milho de molho na água com sal, Corta o ovo cozido e o queijo em cubinhos, mistura tudo e põe para cozinhar por 10 minutinhos.

Servi uma saladinha verde com repolho roxo, acelga e tomatinhos cereja.

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Docinho de Coco Queimado com Chocolate


E finalmente, aprendi a banhar docinhos! Demorou mais porque eu usava o chocolate errado, mas enfim.  Tão eu isso, né? Consegui depois das dicas da Fofíssima, Rita Iglesias que me contou o chocolate certo para usar. Comprei uns trequinhos também, garfos e coisas que facilitam tudo. Amo coco e esse foi meu docinho favorito. Deu para fazer 80 docinhos, tá? Aí é a medida que a gente usa em festas mesmo. 

1kg de leite condensado
300g de coco queimado
1 colher de sopa de manteiga
200 ml de leite de coco
açúcar para enrolar

1kg de chocolate para cobertura

Misture todos os ingredientes, leve ao fogo baixo, mexendo sempre até o ponto de brigadeiro. Depois de frios, faça as bolinhas e passe no açúcar. Leve a geladeira por cerca de 1 hora. (bem básico de docinhos) Reserve uma parte do coco para fazer a decoração.

Derreta o chocolate como a descrição da embalagem, com a temperatura correta e em banho-maria. Banhe os docinhos no chocolate, decore com um pouco de coco por cima e leve à geladeira por 20 minutos.
Bom, Salvador tá naquele calor doido, né? deixei na geladeira até 2h antes de servir para não ficar derretido. 



Docinho Crocante com Amêndoas



Gente fofa e meiga! Que saudades de vocês! Agora que voltei à vida quase normal, minhas férias estão no finalzinho e também toda a pressão, stress e cansaço do aniversário se passaram. Mas é uma coisa tão boa,
que me deixa tão feliz que nem sei. 

Essa coisa de colocar um pedacinho de mim em tudo. Eu não sei explicar, mas festa com tudo encomendado, me dá uma sensação de artificial. E eu amo me envolver em tudo e saí de férias justamente para cuidar pessoalmente das coisas. Tudo bem que eu poderia estar com a unha intacta ao invés de um remendo de última hora, mas a alegria do meu filho e dos convidados foi muito maior que isso.

Tudo ficou do jeito que eu queria. Tudo ficou delicioso, eu e Gui, muito felizes. A festa de Gui nunca lota, sabe? Férias, viagens... sempre falta alguém. Mas ele se diverte mesmo assim e guarda docinhos para quem não veio. Vamos para a receita, que não paro de falar nunca! Nunca mais passei as fotos no Photoshop p dar aquela equalizada na nitidez, ajuste dos níveis.. nada! Mas vou parar com a preguiça, tá? Prometo!

Se dá trabalho? Sim e bastante. Foi o docinho mais demorado.
Se vale a pena? Mais que demais. O primeiro docinho a acabar! Então, vá se preparando.

Doce
2 latas de leite condensado
1 colher de sopa de manteiga
1 dose de rum
essência de maçã
açúcar para enrolar 

Calda
3 xícaras de açúcar 

Cobertura crocante
350g de Amêndoas laminadas e picadas

Pronto. Misture todos os ingredientes, leve ao fogo baixo, mexendo sempre até o ponto de brigadeiro. Depois de frios, faça as bolinhas e passe no açúcar. Leve a geladeira por cerca de 1 hora.
Prepare a calda de caramelo, somente com açúcar, para ficar com o ponto de bala dura. Tipo caramelizar a fôrma do pudim, sabe? É isso. Depois da calda pronta, banhe as bolinhas e depois passe nas amêndoas. Eu já ia colocando nas forminhas plásticas. O trabalho todo do mundo é que a calda vai endurecendo. Eu conseguia fazer cerca de 10 unidades e tinha que adicionar um tantinho de água, esquentar a calda novamente e tudo de novo 5 vezes! Mas no final, ficou delicioso e valeu a pena!!




sábado, 14 de janeiro de 2012

Festa Splash

Olá Bonitas e Bonitos! Estou ausente devido a organização do aniversário de Gui. Tenho passado boa parte dos meus dias de férias na rua, preparando tudo. Logo, logo vou postar um monte de fotos com ideias bem legais para festa na piscina!  Os almoços aqui em casa tem sido coisinhas rápidas, leves e com pouca gordura! Refogadinhos em geral, que acabou de me dando a ideia de fazer uma sessão de  "Conversas Básicas" ensinando justamente o almoço simples do dia-a-dia para momentos corridos. Se rolar um lanchinho legal aqui, publico para vocês também, ok?

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Pão de Tapioca com queijo


E aí gente linda que realçou o bronzeado com roupa branca no Reveillon? Como foi a passagem de ano de vocês? Uma perfeição maravilhosa banhada a Champagne  e Pró-seco? Ahh. Então sua passagem de ano foi igual a minha.
 A ceia ficou uma coisa linda de meu Deus e todo mundo ficou feliz. A vista era perfeita, a família mais ainda e no primeiro dia do ano teve muito sol, piscina e suco de manga com minha Dinda e minha prima mais que irmã!
Adivinha quem brilhou por lá? O pão de Tapioca, lógico.  E dessa vez, usei mais tapioca e menos sal e ficou mais gostoso ainda. 

Você vai precisar dessas coisinhas aí:
3 copos de tapioca
2 copos de polvilho doce
sal a gosto
2 copos de de leite (300ml)
1 copo de óleo (150 ml)
2 ovos grandes
4 copos de queijo minas meia cura ralado
óleo para untar

Você hidrata a tapioca com metade do leite e deixa de molho por 30 minutos.  A parte, misture o leite restante com os ovos e o óleo, bem batidos. Aos poucos acrescenta a tapioca hidratada e o polvilho, intercalando. Depois o queijo e, se precisar sal. Faz as bolinhas bem lindas e leva ao freezer rapinho, só pra ficar com as bolinhas lindas no forno, coisa de 15 minutos congelando.
Leve ao forno até dourar. Pode fazer molhos ou servir puro mesmo que é super delícia.