quarta-feira, 16 de março de 2011

Yakissoba de Camarão

NINJAS + MACARRÃO + BEIJOS!

Acabei de preparar para o jantar. Comprei camarões frescos ontem, deixei tratado e com um pouco de tempero (pouco sal e alho) e hoje fui comprar os legumes no mercado (vou te contar um negócio esse bompreço do Rio Vermelho, viu? Nada que preste) No caminho pra casa, vim no meu mercado mesmo, em Stella Mares e achei tudo de mais lindo, fresquinho e na promo! Adoro. Gui adorou e ainda pediu mais!

Cozinhe os legumes que mais lhe agradam no vapor (eu fui de Brócolis e Cenoura) e os demais, que vão direto na panela é só cortar fininho (Repolho, Pimentão Vermelho e Amarelo) e também  Ervilha. Usei também o macarrão para Yakissoba da Nissin, cozido al dente e dispensando aquele pacotinho de pó de sei lá o que que vem junto.

O Resto é moleza. A praticidade da receita é que faz toda a diferença. Use Óleo de Gergelim para refogar o camarão, com um dente de alho bem picadinho, acrescente um pouco de molho de ostra, shoyu ( nem precisa muito) e um pouco de maisena dissolvida em água para engrossar o caldo. Junte os legumes crus, refogue um pouco, depois macarrão, ervilha, legumes cozidos.  Desligue o fogo e tampe a panela por alguns instantes.

domingo, 13 de março de 2011

Páscoa na Perini

Amo páscoa. Como chocolate até chegar a páscoa! Que nem panetone! Começou a vender... começo a comprar!

sábado, 12 de março de 2011

Caldinhas de Verão


Seu sorvete favorito é o de creme? O meu também! Quer dizer, meu sorvete favorito, em casa, é de creme!
Porque se for para sair e tomar sorvete, tenho outras preferências. Sorvete de frutas da Prerini (Mangaba, Cupuaçu e Graviola) Sorvetes "ao leite" da Fredíssimo. E também adoro os de Iogurte, do mais azedinho. Gosto de bater com fruta e não coloco um montão de cacarecos!

Bom, vamos voltar pra casa. Nesse calor que anda fazendo, sempre tem sorvete aqui e faço duas caldas deliciosas. Uma de Banana e outra de Morango.

Calda de Banana:
12 bananas bem maduras
2 xícaras de açúcar
1 xícara de água
4 colheres de sopa de mel
cravo e canela em pau

Corte a banana em rodelas grossa (umas 4) porque ela desmancha e, se você cortar menor, vira uma papa... e junte tudo na panela e deixe cozinhar, talvez precise um pouco mais de água, fogo brando, tá? Ela deve ficar levemente dourada.

Calda de Morango
400g de morango
2 xícaras de açúcar
1 xícara de água
1/2 xícara de vinagre balsâmico

Corte os morangos em metades, mas deixe alguns inteiros, junte a água e o açúcar e deixe cozinhar em fogo brando também. Quando os morangos estiverem macios, acrescente o vinagre, deixe liberar o aroma por alguns minutinhos e tá pronta.

Manteiga de Alho

Eu já estou fazendo desde o ano passado e tinha certeza que já havia publicado. Ontem eu estava dando uma olhada no blog e não achei a receita. Que coisa, né? É a entrada perfeita com pão (servida em muitos restaurantes), mas também serve para temperar aves antes de ir ao forno.

Você corta o alho que nem na foto, tirando a pontinha de cada dente, faz uma trouxinha com papel alumínio e coloca um fio de azeite. Fecha bem e leva ao forno bem quente (que você pode aproveitar de outra coisa que estiver assando) leva cerca de 15 minutos. Deixe esfriar um pouco e aperte o alho pela parte de baixo, não dá trabalho nenhum porque ele fica muito mole, parecendo uma pasta. Ai acrescenta 300g de manteiga, 1/4 de xícara de azeite.

Para a entrada: Corte o pão em três fatias (no sentido longitudinal) espalhe bastante manteiga de alho e leve ao forno ou churrasqueira. Fazendo o maior sucesso em qualquer almoço de fim de semana. Você pode deixar a manteiga já pronta, pra facilitar a sua vida, mas fica pronta rapidinho. Colocar ervas também é uma boa....

Pudim de Tapioca

Já publiquei aqui uma receita de pudim de tapioca, mas essa é mais gostosa e leve. Antes disso, passou desapercebido por mim (pra variar), mas o Blog já tem um aninho. Vou pensar numa coisa especial pra publicar. Estou colocando várias coisas em ordem no pós-carnaval, enquanto isso, vou pensando....

1 xícara de Tapioca
500 ml de Leite
1 xícara de Áçucar
3 ovos ligeiramente batidos
50 g de coco ralado
1 colher de sopa de manteiga

Deixe a tapioca de molho no leite por cerca de 12h, na geladeira. Caramelize a fôrma. Junte os ovos, a manteiga, açúcar, o coco ao leite com a tapioca e misture muito bem, delicadamente, já que, a tapioca tá toda inflada e pode acontecer de formar uns bolinhos que precisam ser totalmente misturados para não empelotar.

Despeje na fôrma e leve ao forno pré-aquecido, em banho-maria por 35 min. Depois de pronto, desenforme morno e leve à geladeira.

Comer bem faz um bem

Hoje fui almoçar com Xu (Nilton) que é um amigo de sei lá quanto tempo, que amo muito e está morando em Porto Alegre. Ele veio passar o Carnaval em Salvador e ficamos entre os desencontros da folia, conheci também a esposa dele, Joice, que é uma fofa!
No Rio Vermelho, depois do Carnaval, não tem coisa mais que perfeita do que almoçar no manjericão. Um restaurante natural que é tudo de bom ( Rua Fonte do Boi, 3B) saladas maravilhosas, quiches perfeitos, uma famosa torta de banana e um sorvete de tapioca sem igual.

O lugar é lindo, uma área verde perfeita que você até esquece que tem que ir trabalhar depois. E combina muito comigo, sempre que estou por perto almoço lá. Tudo é tão gostoso, que quem torce o nariz pra comida natureba se apaixona na hora!