domingo, 23 de janeiro de 2011

Bolinho de Bacalhau


Foi servido na jogatina apostada, na casa de Gabi, que tentávamos marcar desde Novembro e só saiu em Janeiro. Mas foi muito divertida e rimos muito.  Nas duplas: Eu e Leo/ Lore e Gabi/ Ritinha e P. Perdemos 2 ou 3, ganhamos uma e Lore e Gabi, que tem um entrosamento que gera desconfianças, ganharam quase todas e comeram muitos Bis!

Formem duplas, porque vai se repetir em 2011, com cardápios variados. Escolhi fritura para o primeiro, mas me arrependi depois, porque tem que ficar perto, fritando e talz... vou fazer pizza e torta de limão (a pedido de Leo) no próximo!

Para acompanhar molho de mostarda e mel (2 partes de mostarda para 1 parte de mel); molho de pimenta e molho de ervas do beach stop (que Gabi pediu lá, depois do almoço, no dia anterior)

1kg de bacalhau (já comprei em lascas, demolha mais rápido)
3kg de batatas
1 xícara (chá) de farinha de milho
1/2 xícara de cheiro verde
2 cebolas picadas
8 dentes de alho amassados
2 pimentas dedo de moça
sal a gosto

O truque para demolhar é usar água com gelo, e sempre que trocar, acrescentar mais gelo. 24 h é o ideal, mas você vai avaliando... Cozinhe o bacalhau, desfie e retire as espinhas. Cozinhe as batatas e faça um purê e reserve.
Refogue o alho e a cebola, acrescente o bacalhau, o cheiro verde, azeite de oliva e a pimenta. Retire do fogo, acrescente o purê de batata e a farinha de milho. Enrole no formato de croquete e frite em óleo quente.



Tudo Certo na Bahia



Brisa Boa de Meu Deus! Esse verão está tudo de bom. Estou muito precisando dar notícias e... Não! Não vou fazer um Facebook. Bom, foi péssimo da minha parte, nem falei do reveillon nem nada... Repeti o pernil (que não ficou tanto tempo assim no tempero, mas no dia seguinte estava perfeito) Passei na casa de amigos e fiz tudo que gosto, cozinhei, bebi, dei risada, joguei uno... acho que depois de tudo que rolou de chato em 2010, esse ano que começou parece que vai ser muito bom. Só do reveillon, já deu pra ver! As expectativas estão maravilhosas e estou bem contente com tudo que aconteceu nesses 23 dias que já se passaram.

Duas sobremesas se repetem aqui em casa: Cheesecake (tem na geladeira nesse momento) e Gateu de Chocolate. Gui viajou e fiquei sozinha essa semana, acho que tenho uma dependência  ter gente em casa para cozinhar e só comi frutas e bobagens, almoçando na rua e trazendo algo pra comer a noite (incluindo uma fatia de torta do viva gula, medo da balança)

Amo muito ficar em casa e cuidar de tudo, cozinhar, criar meu filho, arrumar e organizar as coisas. Engraçado como a gente muda e passa a dar valor à coisas tão comuns e momentos tão simplórios da vida.
Espero estar com minha saúde a 100% até o final de 2010. Tudo isso mesmo, não quero ficar criando falsas
expectativas sobre minha melhora (que está bem lenta) mas está acontecendo. Quero muito voltar a minha rotina...



Enroladinho de Salsicha




Já tem um tempinho que fiz essa receita. Foi na festinha de final de ano de Gui. Ele adora enroladinho de salsicha e para diminuir a gordura, costumo usar salsicha de peru e para aumentar as fibras, farinha de trigo
integral. Porém, como era festinha de escola e é complicado impor nossos hábitos alimentares para os filhos
alheios, usei o tradicional.

Uma ótima dica para evitar que os salgados fiquem espalhados no chão da sala de aula, é usar fitilho para amarrar os enroladinhos, junto com a forminha e o plástico (que deixa tudo escorregadio para os pequenos) e ainda ficam lindos, vamos combinar, né? Tudo de útil em festa de crianças, é válido.

Massa:
2 tabletes de fermento biológico
1/2 xícara (chá) de água morna
1 colher (sopa) de açúcar
1/4 de xícara (chá) de azeite de oliva
1 ovo
1 colher (chá) de sal
250g de farinha de trigo
1/2 xícara (chá) de água fria

Recheio
1 pacote de salsicha
200g de molho de tomate
1 cebola média
1 tomate
Alho, sal, orégano a gosto
1 fio de azeite

Fermento+ água morna+ açucar: deixar fermentar, coberto por mais ou menos 10 minutos. Aí coloca o azeite, o ovo, o sal e 250g de farinha. Misture bem e deixe dobrar de tamanho. Quando dobrar de tamanho coloca a água fria, e aos poucos, mais farinha, sovando até soltar das mãos.

Espera a massa crescer novamente e abre com o rolo de macarrão, corta em tiras retangulares com 7 cm maio ou menos, coloca o recheio (faz tipo o cachorro quente mesmo, contando cada salsicha em 3 partes, refoga os temperos e pronto, mas não deixa cozinhar totalmente) e enrola. Põe na assadeira untada e deixa crescer mais uns 30 min. Leva ao forno até dourar.