segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Creme de Confeiteiro


O creme de confeiteiro é o coringa das sobremesas, recheio para quase todo tipo de torta! Simples de fazer e com um gostinho que casa com tudo. Fiz uma tortinha de abacaxi (3, para ser exata)
1/2 receita de creme de confeiteiro
250 ml de Leite
Essência de Baunilha
1 ovo
1 gema
2 colheres rasas de açúcar
2 colheres rasas de mais ena

Ferva o leite com a essência de baunilha. Misture os demais ingredientes, na ordem e depois 1/3 do leite fervido. Passe a mistura para a panela, junto com o restante do leite, leve ao fogo, mexendo sempre até engrossar.

Gateu de Chocolate

Pois é pessoas, tô tentando manter atualizado, mas tá meio complicado. Já fiz 35 sessões de fisioterapia e meu pulso tem melhorado gradativamente.  Mas juro que estou me esforçando ao máximo!
Como o prometido, as sobremesas francesas! Oba! As famosas de Jean Cristophe J. Prioux e a minha geladeira certamente vai ficar cheia de ovos e manteiga, a dispensa cheia de chocolates! Vou te contar um negócio, qualquer coisinha são ovos e mais ovos, manteiga e mais manteiga! Vou querer visitas para consumir tantos doces, se não, vai ficar difícil!

150g de Manteiga
3 ovos
170 de Chocolate meio amargo
150g de açúcar
50g de maisena

Bata as gemas, o açúcar e a manteiga até ficar um creme bem homogêneo (prefira bater à mão) e derreta o chocolate em banho-maria.
Misture o chocolate derredito ao creme, junte a maisena e as claras batidas em neve, vai ficar com um brilho lindo. Transfira para uma forma de fundo removível untada com manteiga e farinha e leve ao forno por cerca de 30 minutos.
 Você pode fazer uma cobertura de ganache (chocolate+creme de leite) ou de creme azedo, que foi a que eu fiz!