quarta-feira, 31 de março de 2010

Crepe



Domingo de manhã, sol friozinho... Ai você acorda e faz um crepe delicioso e levinho para o café-da-manhã. Tudo de bom! Gui ainda estava dormindo, quando acordou, a mesa tava linda e posta para ele. Essa receita dá para 5 unidades.

Massa Básica
1 ovo
2/3 xicara de farinha de trigo
60 ml de leite
2 colheres de sopa de manteiga deretida
1 pitada de sal
 Gosto de colocar tudo que eu vou usar pertinho de mim, fica mais fácil e evita que a massa queime antes de colocar o recheio...
Mistura todos os ingredientes com o batedor de ovos. Coloca a frigideira p esquentar e põe uma conher rasa de óleo, não demora nadinha e você põe a massa, deixa assar de um lado e depois vira, ela solta totalmente da frigideira. Assim que virar, você põe o recheio, dobra no meio, assa de um lado e vira, para o recheio ficar quentinho também.
O Recheio fica ao seu critério, Bonita! Bomingo de manhã, a gente usa o que tem na geladeira de casa, ou você descorda? Fiz  um de geléia de de Framboesa com castanha-de-caju, dois de Blanquet de peru, mussarela e tomate, dois de queijo coalho com melado. Suco de Abacaxi com Hortelã e o dia começou muito bem, obrigada!

segunda-feira, 29 de março de 2010

Legumes em Conserva


Sabe quando você chega em casa cansada, sem coragem pra nada? Basta acontecer isso, que aparece visita! Por essas e outras, sempre tenho à mão, conservas variadas e salgados congelados (coxinha, risole, quibe, bolinho de peixe). Antes eram só os salgados mesmo, mas como decidi pegar leve com as frituras... Conservas, queijos, azeitonas e molho de ervas viraram a nova pedida. Faço em casa mesmo, fica bem mais gostoso. Sempre guardo os potes de vidro, porque sempre tem alguma sobra em casa e lata em geladeira nem rola, né? Caixinhas abertas e coisas do tipo, nem em sonho! Vai tudo para o pote de vidro, a geladeira fica organizada e sem cheiros. Sou também da política do refil: Se pode comprar uma embalagem mais barata e que agride menos a natureza, por que não?
Antes de usar, para conservas, é só ferver o pote e fechou, Bonita!

1 Pimentão Amarelo
1 Pimentão Vermelho
1 Beterraba
12 Batatinhas
Folhas de Louro / Hortelã / Alecrim
VinagreBranco
Sal

Põe a água para ferver, com 1 colher de sobremesa de sal e as ervas, que você pode trocar, mas pra mim, são essas mesmo, o sabor de uma, complementa da outra. Fatia os pimentões e a beterraba e as batatas, corta ao meio, pega aquelas pequenas mesmo, pra ficar lindo no pote, elas vão com casca e tudo.

 Cada um de uma vez, você pode estar com vontade de comer um e não comer outro... Vá por mim! Os pimentões cozinham super rápido, coisa de 7 minutos, Trasfira para o pote. Fiz dois, um com amarelos embaixo, em maior quantidade, outro vermelhos embaixo e um pouco de amarelo em cima ( Esse é para Namorado) Agora você coloca a água do cozimento até metade do pote, põe mais um pouco de sal e completa com o vinagre.
O ponto da Batata é firme, se não ela desmancha toda...você enfia o garfo e ela ainda tá meio durinha, que nem na foto. Mesmo processo, mais sal, água até o meio do pote, vinagre... Beterraba, ferve, ponto Al Dente, mais sal, água até o meio do pote, vinagre, fecha os potinhos e deixa esfriar. Agora você esquece que eles existem! Rá! Daqui a 15 dias, tá tudo lindo e gostoso! Na petisqueira, queijo gorgonzola, provolone, seleta de legumes, Molho de Ervas e Patês (tô devendo esses), Vinho Branco Seco. Na minha casa, sempre rola champagne. Aderi a Campanha pela Banalização do Champagne. Pra comemorar? Nada! É pra beber, oras! Custa mais ou menos o preço do vinho e tão gostoso quanto. Chato é quando sacodem a garrafa pra sujar o chão da sala! Fala sério!!!


Fim de Semana Agitado

Rolou tanta coisa no fim de semana que nem sei por onde começar. Caranguejada (camarão, lambreta e caranguejo) Pavê de Café com Castanha, Crepe, Refogado de Camarão com Brócolis, Banana Real... e ainda uma idéia ótima que eu tive: Vou fazer as receitas favoritas das pessoas que eu amo durante o mês de Abril, para celebrar o meu aniversário, fazendo o que eu mais gosto para as pessoas que mais gosto.
Então, já tenho duas receitas escolhidas: Lorena (minha irmã mais favorita de todas) que escolheu Banana Real de Massa folheada e Joel, que escolheu Sanduiche, inclusive eu já tinha até comentado isso. E também já tenho alguns palpites para Torta de Maçã, Bolo Madeira, Empanada, Brioche e tenho certeza que Namorado vai escolher Bolinho de Peixe.Vamos lá, madem seus e-mails, sms, telefonem...
E eu ai, Pilotando o Fogão na Casa da Dinda, toda linda, né? Nem esperava isso... Fui convidada para almoçar e acabei assim, meu vestido ficou uma coisa... limpar caranguejo, fazer pirão, etc. Mas fazer o quê? Fiz muito isso nesse fim de semana, pilotei fogão! Adorooo.

segunda-feira, 22 de março de 2010

Pavê de Nozes com Capuccino


CREME DE CAPUCCINO
1 Caixa de Creme de Leite
3 colheres de Chocolate em Pó (usei Ovomaltine)
1/2 xícara de Café Concentrado
4 colheres de Açúcar
1 xícara de Leite
1 colher de Farinha de Trigo
1 colher de sopa de Canela em Pó
Mistura todos os ingredientes e leva ao fogo brando até engrossar.

CREME DE NOZES
1 lata de Leite Condensado
400 ml de Leite
2 Gemas
1 dose de Rum
2 colheres de sopa de Essência de Baunilha
1 colher de sopa de Farinha de Trigo
1 xícara de Nozes Trituradas
Mistura os ingredientes, as nozes por último, leva ao fogo até engrossar

CHANTILLY
1 caixinha de chatilly (200ml)
2 claras em neves
Bate o chantilly conforme instruções da caixa, gelado e talz e junta as claras em neves.
A montagem é bem simples. Creme de Nozes, Creme Capuccino e Chantilly. Espere esfirar antes de colocar o chantilly, se não, ele fica aquoso. Você pode Levar à geladeira ou ao freezer, tanto faz. 2h e tá perfeito.
Se, por acaso, você tiver um ajudante destes, ô! Só alegria! Posso mexer?  E os ovos? Posso quebrar?
Xi, mãe! Alguém vai ganhar um crocante, caiu a cascaquinha também! Posso lamber a panela agora?
 

Pastel de Forno


Pastel de Forno:
Massa:
4 colheres de Manteiga
4 colheres de Maionese
2 1/2 de Farinha de Trigo
1 Pitada de Sal
Misture a manteiga, a maionese  e o sal, formando um creme, como o da foto. Vá acrescentando a farinha aos poucos, nessa parte, use as mãos. 


Recheio:
100g de Queijo
100g de Presunto
1 Tomate Picado
1 ovo para pincelar
Pique tudo e misture, eu dobrei a receita e fiz também com recheio de Saleme, Cebola Roxa e Pimenta Calabresa. Você pode fazer também com carne moída, frango ou carne seca e queijo coalho. Uma média de 250g de recheio, no total.
Abra a massa corte os círculos, coloque o recheio e feche. Tenho esse acessório pra pastel da Tupperwere (Custou 12,90). A parte de baixo corta e você trasfere a massa pra cima, coloca o recheio e fecha. Uso também pra fazer risoles. Pincela o ovo batido e forno por 30 min ou até dourar.

Bordado de Fita

Tem coisa mais linda que toalha bordada? Tem passatempo mais gostoso? Dá pra fazer em qualquer lugar e seu banheiro fica um sonho. De todos os tipos de bordado, e olha que já fiz muitos, esse é o que mais gosto e que o resultado final é mais delicado.

E pra ficar melhor ainda, uma barrinha de chochê. Eu nunca tinha feito bordado dr fita, vi um jogo de rosto&banho no shopping por  R$ 83,00. Ai, fui na banca e comprei a revista por 7,99, Gastei 15,00 de fitas e comprei as toalhas por 35,90 (bem melhores que a da loja, por sinal) e ficou assim. Mais por Menos

terça-feira, 16 de março de 2010

Bolo de Tapioca

Minha família é pequena e faço bolo pequeno, se não estraga! Se sua família é grande, dobre a receita.

1 garrafa de Leite de Coco
1 1/2  xícaras de Tapioca
1 pacote de Coco Ralado
2 xícaras de Leite

Misture todos os ingredientes e deixe a tapioca absorver os líquidos. Ai você pode deixar de molho por mais 4 horas ou levar para o cuscuzeiro por 10 min e continuar o bolo, o resultado é o mesmo.

1/2 xícara de Manteiga
2 xícaras de Açucar
2 ovos
2 col de sobremesa de fermento em pó
1/2 xícara de farinha de trigo

Mistura todos os ingredientes restantes e transfere para uma fôrma untada. 25 min no forno e fica pronto, ele fica bem dourado. Você pode fazer ainda uma cobertura de doce de leite, mas eu prefiro puro mesmo, pra comer com café preto.

segunda-feira, 15 de março de 2010

Tentação de Sobremesa

Fui almoçar com minha Madrinha no fim de semana. O Tinha o que para o almoço? Feijoada.... E para sobremesa? Torta prestígio com frutas e calda e lascas de chocolate que Vera trouxe de Candeias.
Agora pense, ficar olhando para essa torta? Metade dos convidados comeram a torta antes do almoço em meio a gargalhadas, afinal gostoso é comer o que se tem vontade...

Quiche Lorraine


Nada como um Clássico no almoço de Domingo.
Massa:
2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de manteiga gelada
4 colheres de sopa de água gelada
1 ovo
Pitada de Sal

Misture os ingredientes, faça uma bola com a massa, embale no filme plástico e deixe na geladeira por 30 min.

Recheio:
1 caixa de creme de leite ( ou uma lata sem soro)
2 Ovos
150g de Bacon
1 cebola roxa
Noz Moscada


Eu faço com bacom fatiado, mas tem gente que corta em cubinhos ou passa no processador... Então! Faça o que melhor lhe convir com o bacon, frite sem por mais nada na panela porque nem precisa. Quando estiver fritinho, acrescente a cebola roxa. A parte, bata os ovos com o creme de leite e acrescente noz moscada, nem precisa de sal.

Forre a assadeira com a massa, coloque o recheio e 30, 35 min no forno, até dourar. Na hora de servir, acrescento pimenta calabresa e uma Bohêmia Gelada para acompanhar! Além disso uma saladinha de folhas vai muito bem.

Meu Escritório é na Praia

Ás 6h da manhã ouvi a seguinte idéia: Mãe, que tal a gente ir catar conchinhas? Claro, filho.Você teria outra resposta? Baldinho cheio de conchas e  a certeza de que não existe nada melhor que relaxar na praia em um  sábado ensolarado. Dá pra trabalhar a semana toda, sorridente, com um quintal desses.
Na saída, água de coco bem gelada e docinha, pela bagatela de R$ 2,00 (cada verão, mais caro) e aproveitar o resto do fim de semana. Bolo de Tapioca e Quiche Lorraine. Tudo de Bom!

sexta-feira, 12 de março de 2010

Pizza


Postei o festival e não coloquei a receita! Kati me cobrou no corredor, aqui no trabalho!
Essa receita dá para 4 discos de 25 cm (massa fininha, com 4 pedaços generosos)
1 tablete de fermento biológico fresco
1 colher de Açucar
1 colher de Sal
1 xícara de leite morno
Mistura tudo, põe o leite por último e deixa fermentar 5 minutinhos.

1 Ovo
Farinha até soltar das mãos ( Mais ou menos 2 xícaras e meia)
1 hora descansando, no calorão que anda fazendo aqui em Lauro City.

Abre os discos e aquele processo de molho de tomate, muito queijo, seu recheio preferido e vinho tinto seco, pra mim, fechou aí. Geralmente, faço com o que tenho na geladeira... Salame, Calabresa, Atum (nem sou fã, mas muita gente que anda lá em casa gosta) Marguerita (essa sim, é a minha), Presunto, Portuguesa (com bem cebola) e Peito de Peru com Catupiry, que está ai, ilustrando o post. Rapidinho fica pronto, em quanto você come uma, a outra tá no forno. No fim disso tudo, senta pra explodir e esquenta aquela água básica pra um chá de boldo pra aliviar a consciência.

Nem sempre...



Então! Nem sempre tudo da certo na cozinha de uma mulher.
Quando estava voltando para casa ontem, tinha umas goiabas lindas e maduríssimas (por isso mais baratas) comprei 10 pra fazer compota de goiaba. Ai lembrei de uma açucar vermelho, de moraguinho, que sobrou do aniversário de Gui, e joguei na panela! Pense numa coisa esquisita e cor-de-rosa, vermelho artificial?  Por causa da inevtável mania de não conseguir ver um resto de alguma coisa na geladeira, meio tomate, um tantinho de qualquer coisa dentro de um saco! Fiquei até com medo de comer. Mas ficou gostoso assim mesmo. Só corante mesmo. Foi a sobremesa do almoço no trabalho, que explica os descartáveis!
Receita:
10 goiabas sem casca, sem miolo, contadas ao meio (use o miolo para fazer um suco)
2 xícaras de açucar cristal BRANCO
1/2 xícara de água
Cravo e Canela

Deixa cozinhar por 20 min e pote de vidro. Nem fecho e fervo na panela pq não dura nem 3 dias lá em casa, quando Namorado não está viajando (viciado em doce), oxe! Dura nada, sorvete de creme e acaba no mesmo dia!

Molho de ervas com Pimenta Verde

Muito simples de fazer e vai muito bem com carnes e aves.

1 cebola/ Coentro/ Hortelã/ Salsa / Cebolinha / Pimentão verde - Vai tudo ao liquidificador com um pouco de água, e depois leva ao fogo para secar, mistura a pimenta e sal a gosto,  retira do fogo e acrescenta 1 xícara de azeite doce, Rende dois potes como esse e dura um tempão na geladeira. A pimenta verde em conserva não acha em qualquer lugar, eu comprei na Perini (R$ 12,50) mas com pimenta-do-reino também fica muito bom. A pimenta verde é mais suave.
Servi com batatas cozidas, isca de carne, queijo parmesão, cenouras filetadas, manga e alface crespa.
Bom para o almoço do dia seguite de noites perdidas em festas....

quarta-feira, 10 de março de 2010

Tudo Cai da minha mão

Apesar de adorar cozinhar e saber fazer isso muito bem, tenho mão-de-quiabo! Sempre tive e acredito que a tendência (com a idade) é piorar. Quebro tudo, derrubo tudo, a lei da gravidade é bem mais forte quando algo está na minha mão. E ploft! O chão da cozinha todo sujo. Recentemente, quebrei meu liquidificador, o copo? Não! Por que quebrar o mais fácil de encontrar? Quebrei o aparelho, quando virei para enrolar o fio, ele foi direto para o chão. Só um novo, foi o que ouvi.
No domingo, quando estava fazendo risole, a vasilha com a farinha de rosca caiu da minha mão!
Essa mesma, que Edu Guedes colocou chocolate em pedaços e, para minha total surpresa, ela nem abriu ao cair no chão. Me encontrei com a Tupperwere, dei um sorriso, verifiquei a vasilha e ela estava intacta e linda como antes. Minha única tristeza é que amo azul,  tudo da minha cozinha é azul, mas quase não tem Tupperwere azul, e todas as minhas são vermelhas, ou vermelhas com branco. Então, essa é a dica do dia para você, que tem mão-de-quiabo que nem eu.
Domingo também, recebi o telefonema de um grande amigo, dizendo que eu não poderia deixar de postar receitas dos meu deliciosos sanduiches que animavam as tardes na Plaka 7, um dos meus estágios mais divertidos e de grande aprendizado. Mas sauduiche é sanduiche, né? Vou pensar com carinho na sugestão e posto depois.

Mix de Gelatina


Essa é a segunda Sobremesa favorita de Gui, perdendo apenas para Salada de Frutas
e o Bronze fica com o Pudim de Leite Condensado.
Gelatina de Vários sabores, ( Usei Tuti-fruti, Cereja, Morango, Uva, Limão e Maracujá)
Na hora do preparo, conforme instruções da caixa, o ideal é usar um pouco menos de água,
para a gelatina ficar mais firme.  Uso 250ml de água, no total. Põe para gelar e, depois de
pronta, corta em cubinhos.
1 Lata de Leite condensado, 1 xícara de leite e Gelatina sem sabor ( prefiro usar a em folhas,
porque dissolve bem melhor, mesmo dando um pouco mais de trabalho)

Pronto, junta tudo, Geladeira e fechou.

terça-feira, 9 de março de 2010

Convite de Aniversário Pirata

Achei o mapa na Internet, Acrescentei o texto do convite, A garrafinha achei lá na Carlos Gomes, foi R$ 0,50 cada uma e Imprimi também uma etiqueta com o nome do convidado. Ficou tão fofo. Só deu trabalho para cortar as laterais, pensei em queimar, mas depois desisti.
O resultado final foi esse aí.

Bolinho de Berinjela com Queijo


Tão Gostosinho para o fim de semana e fácil de fazer.
Geralmente, no primeiro fim de semana do mês, eu faço Quibe, Risole e Bolinho de Peixe, congelo e fica para o mês todo.  Eu tinha já a berinjela cozida, porque ia fazer patê, mas depois desisti. (Não tinha torrada e nem pão em casa) E ai, virou bolinho.
 Receita:
1 Berinjela cozida no vapor, com um pouco de sal e 1 fio de azeite doce.
1 ovo
2 colheres de sopa de molho de tomate
1 xícara de farinha de rosca
Bate no liquidificador e depois junta a farinha de rosca e acerta o sal.
150g de queijo mussarela em cubinhos
Orégano
2 colheres de sopa de Queijo Catupiry ( ou requeijão cremoso)
1/2 tomate em cubinhos
folhinhas de Manjericão


Monta, faz a bolinha frita em óleo quente e fechou. Tudo de bom.
Além do tomate, coloquei também Pimentão Vermelho em conserva, que faço em casa mesmo.
A-D-O-R-O conserva feita em casa.

sexta-feira, 5 de março de 2010

Brigadeiro com castanha


Fiz um brigadeiro normal e substitui o granulado por castanha-de-caju.Nossa, que sonho! Ficou delicioso e todas as festas da família agora tem.Esse sobrou da formatura de Lore, comi agorinha, aqui no trabalho depois
do almoço.

Nota: Amanhã tem que fazer a unha! O esmalte tá descascando ali no cantinho.

Crosta de Ervas

 
Quando você for fazer um assado, experimente fazer uma Crosta de Ervas.Dá um sabor todo especial para a carne e é muito simples de fazer. É só juntar Alecrim, Orégano, Hortelã, Coentro e Cebolinha, Azeite e Pimenta do Reino,  põe tudo em cima da  carne e depois coloca duas colheres de manteiga na panela. Vira de vez a carne para formar a crosta mesmo, frita um pouquinho e quando grudar tudo leva pro forno! Pense numa casa perfumada? Vai ser a sua. Eu estava lá em casa ontem, com a carne já no forno e minha vizinha, Ana, bateu na porta e disse: Se esse cheiro for aqui, eu venho para o jantar!
Nota: Minha erva do momento é  Hortelã e estou fazendo várias coisas utilizando ela, pra saber o que fica mais gostoso combinado com ela. Vai vir muito mais. Aguardem.

quinta-feira, 4 de março de 2010

Aipim+Coentro+Manteiga

Precisa Experimentar, o sabor é maravilhoso!

Festival de Pizza


 Num dos fins de semana das férias de Gui, fizemos um festival de pizza. Pê e Raquel faltaram e Eduardo estava viajando!=/ 
Ai fomos só eu, Gui e Lore (muita pizza e pouca gente), mas foi muito bom assim mesmo. Teve marguerita, calabresa, peito de peru defumado, portuguesa, frango catupiry e presunto.Vinho para as adultas e Suco de abacaxi para as crianças. Duas pizzas acabaram indo para o freezer. Não sei vocês, mas gosto de massa fininha e sempre que faço, é assim.
Ah, até hoje não sei tocar Guittarra de video game! Muito rápido! A disputa é entre Lore e Gui mesmo. E não tem PSII nem III lá em casa. Tem um Master Sistem IV com Guitarra e um monte de jogo velho (Alex Kidd, Sonic, Shinobi) que é a alegria de todos os adultos que vão lá. Criança sempre se diverte, fazer o quê? Gui acabou de fazer sete anos e já derrubou o jogo umas 30 vezes. Imagina se fosse um PSIII? Melhor deixar o feijão pegar sal.

quarta-feira, 3 de março de 2010

Torta de Carambola



Então, essa foi um desafio, tive que pensar um dia inteirinho para fazer. A carambola trava, né?
E fruta que trava não costumam ficar boas para doces. Como fazer a torta de carambola? Ai, no meio
da tarde simplesmente tive a idia! Cheguei em casa fatiei a carambolas, coloquei uma dose de rum,  2 colheres de açúcar e alguns cravos. Pronto! Destravou.
 Ficou linda de deliciosa! E Gui disse  que essa fruta parece estrela-do-mar!

Torta de Crambola
Massa:
1. Um pacote de biscoito maizena; 1/2 xícara de amêndoas; 150g de manteiga sem sal.
2. Passa o biscoito no liquidificador, junto com as amêndoas ( função pulsar) depois mistura a manteiga para formar uma farofa bem úmida e  forra a assadeira (a minha tem 20 cm de diâmetro) 10 minutinhos no forno.

Recheio de Creme:
1. Uma lata de leite condensado; duas gemas peneiradas; 1/2 xícara de leite e um pouquinho de baunilha;
1 colher de sopa de farinha de trigo.
2. Mistura tudo e leva ao fogo até engrossar.
Parou Tudo Agora! Farinha de trigo? Bebeu Taís? Bebi, mas isso não vem ao caso agora! Pois é, farinha de trigo, Eu sempre achei que maizena dá um gosto de mingau, sabe? Não uso, lá em casa nem tem. Alguém, faz um tempão, me contou que engrossa também e só uso farinha de trigo. É só dissolver no leite e fechou!"


Recheio:
1. 5 carambolas fatiadas; 1 dose de rum, 2 colheres de sopa de açúcar;  1/2 pacote de gelatina sem sabor.
2. É só deixar a carambola na mistura enquanto você prepara o resto, e depois dissolver a gelatina e acrescentar na calda. Deixa a gelatina na geladeira enquanto a torta esfria (se não meleca tudo) e depois monta tudo bem lindo! Essa foi a sobremesa da torta de Aipim com Calabresa e Brócolis na manteiga. Essa receita já tá prometida...

terça-feira, 2 de março de 2010

Caça ao Tesouro

Já viu os aniversários de hoje em dia? Todos tem o mesmo tema, o mesmo painel do desenho animado da moda! E o aniversário de Gui estava chegando, outra festa do Ben10? acho que fui para umas 5 no ano passado.
Pensei, pensei, procurei, li... precisava encontrar algo diferente. achei três temas interessantes e levei para casa para ele escolher. Os piratas ganharam. A festa foi vermelha e branca, chapéus de papel foram trocados por lenços de pano e tapa-olhos de feltro. Até os adultos entram na onda. Fiz navios piratas para decorar as mesas, levei os bichinhos de pelúcia (tartaruga e siri) e um jacaré gigante (da Tia Lore) pra tomar conta dos presentes. Tirei fotos dele vestido de pirata, montei o banner, o convite era um mapa do tesouro, fiz os docinhos em casa, com a grande ajuda da Tia Raquel.  A Vovó Rita fez empadas que esfarelam na boca que foram o ponto alto da festa e as queijadinhas que estavam deliciosas! 
Os pirulitos com tatuagem então... Mãe! Pirata usa tatuagem, tem que ter... ai não teve outro jeito. Teve. 
Bolo de verdade, de chocolate! eu adoro bolo de festa, mas pasta americana só é bonita. Todo mundo amou! Vários elogios para o tema e  para a família toda de roupa listrada. Ele se divertiu desde o dia da escolha do tema, quando tirou as fotos, colocando os mapas na garrafinha, fazendo baú do tesouro para decorar a mesa. E o sorriso dele, compensou todo o trabalho.